segunda-feira, maio 16, 2016

PAUL VERHOEVEN: DA BOLA PRETA A GÉNIO


PAUL VERHOEVEN: DA BOLA PRETA A GÉNIO

Não deixa de ser curioso observar o que se passa com alguma critica, nacional, mas também internacional, em relação a certos realizadores e alguns filmes. O argumento de autoridade pesa tanto em determinadas cabeças que elas são capazes de todos os malabarismos para se chegarem à frente e acertar o passo com a modernidade. O que aconteceu recentemente com o cineasta holandês Paul Verhoeven é deliciosamente sintomático.  
Paul Verhoeven sempre o considerei um cineasta muito interessante, com um ou outro desacerto. Os primeiros tempos, na Holanda, eram muito promissores. Quando em 1973 passei uma semana em Amestrdão vi alguns filmes produzidos nesse país e inteiramente desconhecidos entre nós. Um deles foi “Delicias Turcas”, de Paul Verhoeven. Outro foi “Angela”, de Nikolai Van der Heyde. Como na altura dirigia a programação do Estúdio Apolo 70 e do Caleidoscópio, referi estes dois títulos à administração da Lusomundo, que explorava ambas as salas, solicitando que os comprasse para a programação destes cinemas. Isto aconteceu em 1973, mas os filmes só iriam ser estreados em 1976. Por razões de programação, “Angela” estreou no Caleidoscópio, e “Delicias Turcas”, entretanto comprado internacionalmente pela Columbia, foi parar ao Satélite e Quarteto (13.3.1976). Eram dois filmes bem interessantes.

Mas Verhoeven (nascido a 8 de Julho de 1938, em Amsterdão) foi sempre um realizador mal amado por grande parte da critica nacional e internacional, sobretudo depois de se ter mudado para os EUA. Mas o seu período inicial na Holanda teve aspectos muito curiosos. Em 1969, dirigiu uma série televisiva muito popular, “Floris”, sobre um cavaleiro medieval. Ai lançou o actor Rutger Hauer, que depois ia aparecer em vários filmes seus. Trabalhou em documentários e curtas-metragens, mas o seu primeiro grande êxito foi “Delícias Turcas” (1973), um filme de uma sexualidade à flor da pele, um dos temas queridos do cineasta. Seguiram-se “O Soldado da Rainha” (1977) e “O Quarto Homem” (1983), que colheram reconhecimento internacional e o levou a Hollywood, onde dirige alguns filmes de grande orçamento, conjugando violência e sexualidade, que tiveram sucesso público, mas nem tanto critico. “Amor e Sangue” (1985), “Robocop - O Polícia do Futuro” (1987), “Desafio Total” (1990), “Instinto Fatal” (1992), “Soldados do Universo” (1997), “Showgirls” (1995) e “O Homem Transparente” (2000). Voltou depois à Holanda onde nos deu um magnifico “Livro Negro” e, este ano, apresenta em Cannes uma produção francesa, “Elle”. Terá sido este último filme, interpretado por Isabelle Huppert, que terá justificado uma reavaliação da sua obra por parte da critica francesa. Mas o facto de os “Cahiers du Cinéma” lhe terem dedicado um enorme dossier, e uma capa, provocou uma autêntica hecatombe crítica. Quem tinha dispersado bolas pretas por quase todos os filmes de Paul Verhoeven, apareceu agora do baraço ao pescoço, em acto de contrição, afirmando que afinal se havia enganado. Os argumentos dos “Cahiers”, sobretudo os que apreciavam certos filmes anteriormente menosprezados, valorizando-os como olhares irónicos, prevalecem agora. E o Indie Lisboa dedicou-lhe uma reprospectiva, muito Indie.  Um pouco mais de personalidade e de independência de olhar não faria mal a ninguém. Esta forma de perseguir o que já foi dito, não é muito saudável. 

quinta-feira, maio 05, 2016

FESTin 2016



“Cartas de Amor são Ridículas” 
abre FESTin 2016 

Iniciou-se mais uma edição do FESTin, a sétima deste festival dedicado a produções faladas em língua portuguesa.  O que leva o certame este ano a homenagear a CPLP que assinala o seu 3«20 aniversário. São oito os países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor) que têm obras selecionadas, mas é obviamente o Brasil o país predominante em títulos, representação e envolvimento. Entre as longas-metragens apresentadas não há uma única de Portugal, o que não deixa de ser estranho.
O FESTin 2016 inaugurou-se com uma longa-metragem brasileira, assinada por Alvarina Souza e Silva, ambientada na bela cidade de Goiás, e que aborda as peripécias de um velho casal com cinco filhas, Açucena, Dália, Gardênia, Hortência e Violeta, uma já casada, as outras quatro casadoiras, e à procura desesperadamente do seu fim último na vida: não ficarem para tias solteironas. A realizadora e argumentista inspira-se para tanto em poemas de Fernando Pessoa, nomeadamente no celebérrimo “Cartas de Amor são Ridículas”.
A estrutura desta obra simpática, que critica usos e abusos que se prolongaram até não há muito tempo, tendo como base o casamento das jovens donzelas em famílias de quase todas as condições sociais, mas de hábitos muito restritos, movimenta-se entre o registo dramático e a comédia de costumes, com uma realização sóbria e eficaz, roçando a leveza da telenovela. Certamente para conferir à intriga um tom datado, “histórico”, a fotografia colorida tende para uma sépia que anula o voluptuoso colorido natural da Serra Dourada, do Rio Vermelho, das belas casas de Goiás, com as suas cores garridas. O que se vê deu para matar saudades de quem conhece bem aquelas paragens, mas já não as visita há uns anitos. De resto, o filme vive ainda de um excelente elenco, globalmente muito homogéneo, destacando o casal Roberto Bonfim e Sandra Barsotti e as suas cinco filhas, Carolina Oliveira (Açucena), Bela Carrijo (Dalia), Marcela Moura (Violeta), Bellatrix (Dalia) e Ana Paula Lopes (Gardenia).
O FESTin rola já com muitas obras em português.