domingo, maio 13, 2018

FESTIVAL DA CANÇÃO 2018


EUROVISÃO 2018
O Festival da Eurovisão terminou com Portugal no seu melhor e no seu pior. O melhor teve a ver com a (impecável) organização que transformou todo o festival numa das melhores edições desta iniciativa. Tudo correu bem, e (quase) tudo se ficou a dever a profissionais portugueses. Os cenários globais, a realização televisiva, o ritmo, o equilíbrio entre o espectáculo (que se impõe num empreendimento como este) e o bom gosto geral, os apontamentos sobre terras e costumes portugueses, as quatro apresentadoras, os comentários em off, tudo com peso e medida. Obviamente que o cenário de cada canção era criado de acordo com cada concorrente. Claro que a organização portuguesa nada teve a ver com a qualidade e interesse dos temas musicais, mas mesmo neste aspecto esta edição de 2018 esteve vários furos acima do que era normal, antes de 2017. Depois imperou a diversidade, o que contrastou (ainda bem!) com a pimbalheira dominante durante algumas décadas. O pior, a canção portuguesa que “ganhou” um justíssimo último lugar (ainda por cima a jogar em casa).
Quanto às classificações, cada uma e cada um vota no que gosta. Como circulava nos bastidores que a única canção que não podia ganhar era a de Israel (por causa da segurança na realização do festival de 2019), ficamos à espera para ver como vai ser.
O que já vimos, no entanto, é que somos tão bons como os melhores. Com boas canções ganhamos, com profissionais competentes (e orçamentos condignos) concretizamos eventos de qualidade internacional. Destroçando toda a negatividade dos velhos do Restelo. Parabéns RTP!

Sem comentários: