sexta-feira, agosto 25, 2006

UMA "BAIXA" DOLOROSA

EDUARDO BENFICA



Recebi um email triste, muito triste. O meu amigo goiano Eduardo Benfica (sim, chamava-se assim porque o pai era um adepto ferrenho do SLBenfica!) tinha morrido. Ainda em Junho, durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental de Goiás estivera com ele, num apertado abraço, e brincando sempre com ele com o meu Sporting.
Agora desapareceu o Eduardo Benfica e, se voltar a Goiás, vou sentir a sua falta, a sua boa disposição e o seu amor ao cinema. Conheci-o como colega de Júri Internacional do FICA há uns anos atrás, e daí para cá as nossas relações foram as melhores.
Ais a notícia que me chegou às mãos:

O Cinema em Goiás está de luto

Faleceu em Goiânia, vítima de parada cardíaca, um dos seus maiores incentivadores, o documentarista e cineclubista e pesquisador de cinema Eduardo Benfica. O corpo dele só foi encontrado hoje, em sua residência, provavelmente três ou quatro após o falecimento. Nascido em Lajes (RN), em 28 de Setembro de 1945, Benfica veio para Goiás em 1949, tendo voltado para Natal na virada dos anos 1950/60, quando participou das actividades do Cineclube Tirol. Voltou para Goiânia em 1966, participando então activamente do movimento cineclubista através do Centro de Cultura Cinematográfica (o CCC), o primeiro cineclube de Goiânia. Sempre actuando na vanguarda do cinema em Goiás, trabalhou em "O Popular", onde integrou a equipe de comentaristas da primeira página fixa dedicada ao cinema em um jornal diário de Goiânia. Actualmente exercia a função de Director do Museu Pedro Ludovico, unidade da Agência Goiana de Cultura. Foi Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas-Secção Goiás (ABD-GO), de 2000 a 2002, período em integrou também a directoria da ABD Nacional, na gestão de Leopoldo Nunes. Coordenador do júri de selecção do primeiro FICA, em sua segunda edição foi membro do Júri Internacional. Coordenou também a mostra de cinema do terceiro e quarto Fórum Goiano sobre Cultura, promovido pela Assembleia Legislativa de Goiás e fez a curadoria da Mostra Goiana no terceiro, quarto e sexto FICA, tendo sido ainda curador do primeiro, segundo e terceiro Goiânia Mostra Curtas. Como membro do júri, participou do décimo Festival de Cinema de Natal. Ex-membro efectivo do Conselho Estadual de Cultura, exerceu também a função de júri de selecção do programa de Desenvolvimento de Roteiros do Ministério da Cultura, em 2003. Em 1992, Eduardo Benfica co-dirigiu o vídeo "Goiânia: do baptismo a modernidade", trabalho comemorativo dos cinquenta anos da fundação de Goiânia. Em 1996, foi co-autor do livro "Goiás no Século do Cinema", em parceria com Beto Leão, em cuja segunda edição estava trabalhando, com lançamento previsto para novembro próximo. Foi também produtor executivo da curta-metragem em 16 mm "Terra de Gigantes: Um conto sobre Bernardo Saião", além de ter trabalhado como actor em diversos filmes goianos. No momento exercia a função de Secretário suplente na recém eleita Diretoria do Conselho Nacional de Cineclubes, como representante do Cineclube Cenarte. A morte de Benfica representa uma perda irreparável para o audiovisual goiano e brasileiro. E que lá do alto ele continue nos enviando energias positivas.
BETO LEÃO, Presidente da ABD-GO, Director de Comunicação do CNC.

Sem comentários: