domingo, setembro 17, 2006

TELEVISÃO

“OF BEAUTY AND CONSOLATION”

Durante algumas semanas a SIC, por volta das três da manhã, em lugar do “Jornal Rural”, apresentou um programa de entrevistas que tinha como título genérico “of Beauty and Consolation” (“Van De Schoonheid en de Troost”, no original, “Da Beleza e da Consolação”, na tradução portuguesa). Por acaso vi um ou dois episódios porque alguém amigo me telefonava na altura a dizer “Vai começar agora!” ou “Apanhei o programa a meio!”
Nos jornais, às vezes lia-se:

03:00 - SIC Apresenta: Beauty & Consolation
Elucidativo.
Acontece que era um programa brilhante, onde a inteligência e a crítica, a observação social e a teorização sobre a arte, a sociedade, a religião, a filosofia atingiam níveis raramente alcançados, com uma simplicidade de linguagem e uma ausência de pedagogia barata que cintilava. Foi uma série de vinte e seis longas conversas com vinte e seis relevantes personalidades do mundo da arte, da ciência, da música, do canto, da literatura, da filosofia. Quem realizava o programa era um holandês, Wim Kayzer. Esta série foi estreada na VPRO, um canal holandês, a 2 de Janeiro prolongando-se até 1 de Julho de 2000.
Participam na série (por ordem alfabética): Karel Appel, pintor, Vladimir Ashkenazy, pianista e maestro, Catherine Bott, soprano, John Coetzee, escritor, Richard Dufallo, maestro, Freeman Dyson, cientista, Rudi Fuchs, director de museu, Jane Goodall, escritor, Stephen Jay Gould, zoólogo e paleontólogo, Germaine Greer, escritora, György Konrád, escritor, Rutger Kopland, poeta e psiquiatra, Leon Lederman, cientista, Elizabeth Loftus, psicóloga, Gary Lynch, psicólogo e químico, Yehudi Menuhin, violinista e maestro, Martha Nussbaum, filósofa, Richard Rorty, filósofo, Simon Schama, historiador, Roger Scruton, filósofo, Wole Soyinka, escritor, George Steiner, escritor e filósofo, Tatjana Tolstaja, escritor, Dubravka Ugresić, escritor, Steven Weinberg, cientista e Edward Witten, cientista e matemático. O último programa reunia os 26 em debate animado e muito polémico sobre o tema central. O encontro deu-se a 9 de Julho de 2000, no Stedelijk Museum, em Amesterdão. Era domingo.
Perdi quase todos os programas e tenho pena. Como eu algumas dezenas, ou centenas, de portugueses, gostariam de ter acesso a esta série. Se possível traduzidas em português, mas nunca em VHS, e em holandês, única versão até hoje acessível ao público internacional. Pode ver AQUI como conseguir essa colecção.

Mas há um site holandês, onde é possível ter acesso a uma curiosa documentação áudio e vídeo em inglês. Veja AQUI.
Não haverá uma editora de DVDs interessada em lanças no mercado nacional tal colecção? Há apoios comunitários para a edição, e há muitos portugueses interessandos. Que tal um esforço nesse sentido? Costa do Castelo? Prisvídeo? Lusomundo? LNK? Atalanta? Castello Lopes?

6 comentários:

Anónimo disse...

É isto que encanta: uma notícia...uma dica...e de repente posso reparar em algo passava ao largo...

Anónimo disse...

É isto que encanta: uma notícia...uma dica...e de repente alguem alerta para algo que passava ao largo...

cm disse...

Seria interessante que alguém aproveita-se a sua ideia em traduzir e lançar em dvd desta série cultural ou então também seria interessante que a estação de televisão que transmitiu a série a tivesse colocado no ar a horas decentes.
Pode ser, que haja repetição, quem sabe! Ou quem sabe comecem a usar o horário nobre, para programas realmente interessantes... de forma a começar a elucidar e a despertar os portugueses, para a cultura, a arte, o cinema, etc
Um abraço

Lauro António disse...

Posso informar que já telefonei a uma edtora para ver se a interesso na edição da colecção. Prisvídeo. A ver vamos o resultado. LA

Anónimo disse...

E não se pode comprar directamente na SIC?

Carlos Neves disse...

Prezado Lauro,
Meu nome é Carlos Neves, escrevo com a esperança de que possa me ajudar. Tenho acompanhado a impressionante série "Da beleza e consoloção" ("Van De schoonheid en Troost"), e gostaria muito de saber o nome da música tema que abre os episódios. Agradeço se puder enviar uma mensagem para neves@uol.com.br ou para cneves.br@gmail.com. Ou mesmo aqui.
Mais uma vez, fico agradecido por sua atenção.
Carlos