quarta-feira, agosto 22, 2007

AINDA NO RESCALDO

Passados alguns dias do VaVá.Diando de 18.08.07, continuam a chegar palavras que não posso esquecer. Para elas vão o meu agradecimento. Muitas em "comments", é certo, mas sobretudo em alguns "posts" que me calaram bem fundo.

1. O primeiro, tem parentesco declarado, por isso é o primeiro, com o olhar embebecido de sempre. A referência vem do Frederico, no blogue "Não há Nada Como o Realmente" e fala de "já lá vão alguns anos". Por essa altura o jogo eram conchinhas. E já lá vão alguns anos, sim!

2. Não sei se sabem, mas acabei de realizar um filme sobre a pintora Maria Sobral Mendonça. No dia 18 apresentei-o, em ante-estreia, à Maria, juntamente a mais alguns amigos. Finda a projecção, conversou-se até às tantas, o que é sempre agradável. A Maria disse que gostara, mas que me daria uma opinião mais concreta, por palavras, no seu blogue "Lapis Exilis". Esperei e apareceram as palavras e as imagens. Que não resisto a transcrever. E agradecer. É não abdicando de sermos nós próprios que poderemos chegar aos outros, de nós diferentes. Esse era o desafio. Aqui ficam as palavras:


[...a paredes meias...]
http://mp3.juno.co.uk/MP3/SF262851-01-02-02.mp3

{... a paredes meias foi onde estive no dia de aniversário de lauro antónio. há em LA imagens, viagens, diálogos, ideias... longe daki. daki é aquela cidade para onde todos desejam partir quando cansados de viver aqui estão. não, não me refiro aos Céus... nem aos anjos, nem tão pouco aos arcanjos que habitam mil noites sem fim. daki, fica em outro continente. há manhãs submersas de espanto e esperança para os que vivem em daki. agora aqui, neste continente onde se encalha por prazer, há apenas horizontes pintados de verdes invejas em todos os sorrisos orfãos de si. estranho sentimento esse... que morde grande parte dos habitantes que aqui vivem... em terras de Portugal. mas, foi em casa de lauro antónio que vi pela primeira vez imagens da sua viagem à minha cidade das tintas. foi de lá também que veio comigo seu filme "manhã submersa". há neste homem imagens que acontecem... gente sem peneiras... e cenários vivos retirados de quadros jamais aqui pintados!... há em LA, os meus sinceros agradecimentos, por tudo o que fez e por tudo o que está ainda por fazer. e quando o tema "Deus" o visita e o convida, a captar essa Luz... lauro antónio capta a dúvida, os homens e a ele mesmo... com sublime sucesso. só aos humildes lhes é dado semelhantes abrigos assim. é talvez por isso que nada acontece por acaso. e quando o acaso acontece... e a luz não se entristece no ecran da nossa vida... acendem-se velas no mais alto altar do mundo e simplesmente se agradece. da manhã submersa ao alentejo, a Deus e a tudo o resto... obrigado Lauro António!... } Obrigado, Maria.

3. O "Pai", a "Ouriço" e demais família são daquelas pessoas que dá mesmo gosto conhecer. Basta olhar uma vez para eles e não nos enganamos quanto ao íntimo. São de boa cepa. De trazer quentes junto ao coração. A Ouriço já tinha referido o 18.8 no seu "Branco & Azul", agora o Pai reafirma a amizade no "A Espuma do Dia". Um grande abraço ao Pai e beijinhos para tão simpática (restante) família.

4. Também a Rita Almeida, do blogue "Cinerama" fez uma referência que me deixa sem palavras. Fala da Tertúlia e foi recuperar uma foto minha do tempo da realização de "Manhã Submersa". Um beijo Rita.

5. Entretanto, prepara-se, à semelhança das outras tertúlias anteriores, um blogue com fotos do evento do dia 18. Pode aceder por aqui (entá em fase de construção ainda).

3 comentários:

Anónimo disse...

gostei. de te re.ver,
Assim. rodeado de quem te quer bem.


Mereces.


um abraço. florido.


e um beijo especial à E.

bolo muito assertivo...:))))

lauríssimo.

__________________/piano.

Ouriço disse...

Obrigada pelas palavras.
O sentimento é recíproco, em absoluto.
Bjs...

Klatuu o embuçado disse...

Quando é que faz um filme sobre góticos? :)=

Abraço!