quarta-feira, agosto 15, 2007

UM FUTEBOL CHATINHO, A ABRIR

Sporting-Benfica, Sporting-Porto e Benfica-Copenhague já dão para se ter uma ideia do que vai ser a próxima época caseira. Fraquinha. Sou sportinguista sofredor, por isso descontem qualquer coisinha. Mas procuro sempre ser imparcial, depois de passados os 90 minutos. Não gostei francamente de nenhuma das equipas portuguesas. Muito medíocres para o confronto internacional, muito chatinhas para acompanhar mesmo pela TV. Oxalá me engane.
O Porto está mais fraco que no ano passado. Mesmo assim esperava muito mais. É uma equipa medrosa, titubeante, sem arrojo. Com pesos pesados, que são isso mesmo pesados. O Benfica, meu Deus!, que é aquilo? Uma manta de retalhos com 2 ou 3 fora de série. Rui Costa, sim senhor, Cardoso, David Luís… e depois? Luisão? Francamente, o seleccionador brasileiro nunca viu jogar Polga? Enfim, para um sportinguista, estão muito bem como estão. Até nos ganharam num jogo (a feijões) em que nunca o mereceram, mas tudo bem. Quando saem de portas (ou mesmo dentro de portas, na Luz), vê-se logo o que são capazes. Infelizmente.
Falando do Sporting, acho que é a equipa mais interessante, mas ainda não está a jogar bom futebol. Tem um conjunto jovem, muito jovem, cheio de talento, alguns mais tarimbados e bons de bola, que enquadram os noviços, é consistente a defender, tem bom meio campo, mas fraco a atacar, se Liedson não estiver em forma. Derlei, poupem-me! Os outros reforços, acho que sim, que podem ser reforços. A ver vamos.
Mas não é preciso ir muito longe para ver. Vi o Chelsea e o Manchester United a abrir lá o campeonato deles e, minha Nossa!, aquilo é mesmo outro campeonato. Quem é que se desculpa com o início de época, com os reforços a ambientarem-se, com as hesitações dos técnicos, etc., etc.? Aquilo sim, é jogar à bola que até faz esquecer as maleitas de fora do campo. Aquilo sim, é espectáculo que pode ser chamado “ópio do povo” (graças a Deus!). Aqui em Portugal, nada disso se passa: vemos um jogo e, ou adormecemos, ou pensamos em tudo o que vai mal cá no burgo. Os apitos dourados, os impostos, as prepotências, as falências técnicas…, a educação, a saúde, a Ota… Enfim, em Portugal, é tudo muito “neo-realista”, até nos campos de futebol. O joguinho nunca é muito exaltante para não alienar as massas. Oh como eu gostava de ser alienado por um Sporting galvanizante. Vamos a isso rapazes!

Sem comentários: