domingo, novembro 18, 2007

TEATRO: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

"Sonho de uma Noite de Verão", em musical, inspirado na obra de Shakespeare, estreou no Teatro D. Maria II.
O projecto nasceu em Aveiro, no início de 2007, quando o encenador argentino Claudio Hochman agarrou num grupo de estudantes universitários de música que "tinha a fantasia de transformar Shakespeare num musical". O director do Teatro Nacional D. Maria II, Carlos Fragateiro, "viu o espectáculo, gostou e decidiu trazê-lo para Lisboa para ser representado por actores profissionais", explicou o encenador.
"Sempre gostei de trabalhar Shakespeare de uma maneira mais descomprimida, menos de museu", revelou Claudio Hochman que tem encenado vários trabalhos inspirados na obra do mais conhecido dos dramaturgos, e acrescenta: "Não é um espectáculo destinado essencialmente ao público infantil, mas também pode ser visto pelas crianças".
"Sonho de uma Noite de Verão" é uma comédia que fala de uma história de amor e de jogos de sedução. Teseu, duque de Atenas, vai casar-se com Hipólita, Rainha das Amazonas, e lança um concurso de teatro para animar a festa. Um grupo de artesãos, “com mais vontade que talento”, concorre e dirige-se ao bosque para ensaiar uma tragédia. Aí há duendes, fadas, encontros, desencontros e trapalhadas várias. E uma flor que, quando lança o seu perfume nos olhos de alguém, o faz despertar para o amor. Quando há um engano, pode haver muitos desenganos. É o que acontece.
A história é contada através de trinta canções que foram quase todas escritas pelo encenador e são interpretadas por um grupo de jovens actores (Bruno Huca, Catarina Guerreiro, Diogo Mesquita, Fernanda Palma, Joana de Carvalho, João Miguel Mota, Marta Queirós, Pedro Pernas, Rita Cruz e Samuel Alves, quase todos com futuro garantido, alguns com graça especial, outros com “com mais vontade que talento”, mas tudo bem. São jovens e possuem toda a esperança do mundo. Não os desiludamos.
Um grupo de músicos (Eduardo Jordão, Eduardo Lala, Gonçalo Santos, Jorge Silva e José Luís Carvalho) apresenta-se em cena para tocar e representar alguns papéis de artesãos (a peça que é representada dentro da peça).
A encenação é colorida, dinâmica, começa mal, mas recompõe-se rapidamente. O que ameaça ser uma estopada acaba por ser um espectáculo divertido, sugestivo, imaginativo e alegre que deixa graúdos e miúdos bem dispostos e com vontade de voltar ao teatro. Um bom guarda-roupa (não gosto apenas dos fatos da orquestra, demasiados apalhaçados), boa iluminação e um cenário minimalista bem utilizado. Não é uma obra-prima, mas pode ser uma prima da obra que sabe bem convidar para um chá. "Sonho de uma Noite de Verão" vai estar em cena até 30 de Dezembro.

Imagem: Study for The Quarrel of Oberon and Titania c. 1849, Sir Joseph Noel Paton

2 comentários:

velha gaiteira disse...

Tiraste-me o Sonho da boca...

mesmo agora tinha acabado de ler o anúncio de Sonho de uma Noite de Verão /da Boneca / de Sweeney Todd,

no Teatro D. Maria e tentava calendarizar a possibilidade de lá ir!

Melhor, agora, com a tua explicação!

Bem Hajas

Abraço amigo!

Anónimo disse...

Pois é, parece que ressustitou o teatro no nacional.

O Swenney todd é uma maravilha!

gracias