domingo, fevereiro 01, 2009

MÚSICA: CORVOS

UM CONCERTO MEMORÁVEL
No Centro Olga Cadaval, em Sintra, aconteceu um concerto memorável. O grupo “Corvos” juntou-se à Banda Sinfónica do Exército e realizaram um “ensemble” que não estaria na imaginação de muita gente. Colocar uma (excelente, diga-se de passagem) Banda Sinfónica do Exército a tocar rock sinfónico, com violinos em destaque, com arranjos clássicos para temas de um universo fantástico e mítico não era de supor ser feito e sobretudo resultar tão bem. Na verdade o efeito foi surpreendente e largamente estimulante para o público que enchia a sala e acarinhou vibrantemente o grupo de cordas constituído pelos primos Pedro Teixeira da Silva, Tiago Flores (violinos), Nuno Flores (viola d´arco) e Carlos Costa (violoncelo).
Exímios executantes, todos eles de sólida formação clássica, com passagem por inúmeras bandas (Ornatos Violeta, Mafalda Veiga, Santos e Pecadores, Jorge Palma, Titãs, Jethro Tull e algumas mais), admiradores incondicionais dos “Xutos e Pontapés” (a quem dedicaram o primeiro álbum, “Corvos Visitam Xutos”, que funcionou como um magnífico cartão-de-visita para o grupo), “Corvos” vão agora no seu quarto álbum, recentemente saído, “The Jinx”, depois de "Post Scriptum" (evocando Kurt Weill, Jim Morrison, Kurt Cobain. Para lá dos sempre presentes Xutos e Pontapés), e de “Corvos 3”.
Tocar rock como se fosse Mozart ou Ravel, tocar Bach ou Mahler como se fosse rock não é crime de lesa música, mas uma forma de tornar viva e actual a música que se ama. Os “Corvos”, vestidos de preto e com os rostos rasgados por uma maquilhagem “gótica”, levam mais longe a aposta, criando uma sonoridade que é só deles, que passa pela noite brumosa dos filmes fantásticos de antanho, pela vibração céltica, pelos sons medievais da gesta portucalense, assim como pelas florestas de Siegfried, pelo terror intimista de Edgar Allan Poe, pelas inquietações mais profundas da alma humana. Temos aqui seguramente um dos grandes grupos musicais portugueses da actualidade. A seguir com o maior interesse. Para já, dia 21 de Março, encerram o Famafest, por mérito próprio, associando-se assim às comemorações do segundo centenário do nascimento de Edgar Allan Poe, o autor de “O Corvo”, um dos poemas mais célebres da literatura mundial.










Corvos - With Or Without You (U2) Live @ Fnac Chiado











Corvos - Alabama Song

7 comentários:

Frioleiras disse...

gostava de ter ido... não pude...


bjs

Lauro António disse...

Frioleiras: Podes vê-los, sem Bana Sinfónica, é certo, no Famafest, em Março. Organizam-se excursões. lol Bjs

Lauro António disse...

Frioleiras: Podes vê-los, sem Bana Sinfónica, é certo, no Famafest, em Março. Organizam-se excursões. lol Bjs

Bandida disse...

deve ter sido fantástico!!


beijão

isabel mendes ferreira disse...

adoro.te.Vos.




.

Lauro António disse...

Isabel: Ora, Ora adoras tudo e tudo, mulher sem critério. Mas eu gosto de ti, com critério. Espero por ti a 19, no Vává. Ao meu lado, tá bem!? Beijo

Rui Lopes disse...

Os Corvos vão juntar-se novamente à Banda Sinfónica do Exército, para mais um grandioso concerto no Teatro Académico Gil Vicente, no próximo dia 4 de Junho de 2009, integrado nas Comemorações da Brigada de Intervenção do Exército Português.