sábado, março 17, 2012

"NOVAS" DO CINE ECO


CINE ECO: ZERO EM COMPORTAMENTO
Segundo a "Porta da Estrela", o Cine Eco tem "novidades". Vejamos então a revolução operada pelo município, que considerava importante "refrescar" a orientação. Depois do Indie e da "revolução" com os resultados que se viram, eis "a nova fórmula". Enfim, os actos fcam com quem os pratica e com quem os apara.

Câmara de Seia avança «novo modelo de organização» do CineEco


Sensivelmente um ano após ter anunciado mudanças no CineEco, substituindo o cineasta Lauro António pela Associação Cultural Zero em Comportamento, organizadora do IndieLisboa, o Município de Seia comunica agora que vai avançar com um «novo modelo de organização» do CineEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental, que este ano se vai realizar de 6 a 13 de Outubro.
A autarquia presidida por Carlos Filipe Camelo refere, em comunicado, que «mantém o Festival mais emblemático na agenda cultural do concelho, reduzindo, substancialmente, os custos de organização». Nesse sentido, na sequência do desafio lançado pelo autarca, os serviços do Município, «aproveitando a experiência adquirida ao longo dos anos e os recursos disponíveis», elaborou uma proposta de organização, que este ano vai ser posta em prática.
A direcção do CineEco será assumida por Mário Jorge Branquinho, responsável pela Casa Municipal da Cultura de Seia, e pelo advogado e professor Carlos Teófilo, que desde a primeira edição, em 1995, estão ligados à organização. A programação será da responsabilidade de José Vieira Mendes, jornalista, crítico de cinema e programador, uma figura que desde o ano passado conhece os meandros do certame por ter feito parte do júri.
«O Festival continuará a assentar a sua base na vertente de filmes de ambiente, no seu sentido mais lato, embora este ano se procure acentuar uma tónica nas temáticas natureza, cultura, viagens e turismo, às quais estão intimamente ligadas a cidade de Seia e a região da Serra da Estrela», refere o comunicado.

Aproximar cada vez mais o evento da comunidade

Com o objectivo de aproximar cada vez mais o evento da comunidade, «sem descurar a componente de promoção nacional e internacional», a organização prepara-se para, ainda este mês, dar início às actividades do Festival, sob o lema "CineEco todo o ano".
Das várias iniciativas previstas, é destacada a realização de sessões nas escolas, nas freguesias e na Casa da Cultura, ao longo do ano, assim como a realização de masterclasses, com o cineasta e professor Pedro Sena Nunes, direccionadas para a temática do documentário, numa vertente prática. Está ainda prevista a implementação de um programa designado “todas as carrinhas vão dar ao CineEco”, que assentará na colaboração de várias instituições do concelho que possuem viaturas de transporte, para mobilização de públicos para as sessões de cinema.

Voluntários na organização

O CineEco, para além dos filmes a concurso, «cujas inscrições estarão abertas dentro de poucos dias», contará com várias secções direccionadas a diversos públicos e sensibilidades, além de um conjunto de actividades paralelas, onde se incluem concertos, exposições, workshops, entre outras. Outra das novidades, será a abertura de inscrições para a participação de voluntários na organização do Festival, uma semana antes e durante todo o CineEco. Será ainda lançado o desafio às pessoas da região para que apresentem trabalhos candidatos ao “Prémio da Região” e o desafio a “críticos de cinema por um dia”.
«Reestruturar a ligação às entidades que recebem Extensões do Festival, por todo o país, e estreitar parcerias com festivais internacionais de temática ambiental», são também apostas que fazem parte do projecto do «“novo” CineEco», salienta a organização.
O CineEco vai ser como ponto central o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e a Casa Municipal da Cultura,

1 comentário:

Anónimo disse...

É o principio do fim do CineEco. O falhanço na ultima edição foi total, os gastos imensos, os resultados abaixo de zero (0). Afastaram toda a gente agora fiquem sozinhos a falar no deserto até á morte final.