quarta-feira, junho 06, 2012

OS CINEMAS DA EUROPA - CONVITE


LANÇAMENTO DE UM NOVO LIVRO
Na próxima terça-feira, dia 12 de Junho, no Auditório Municipal Maestro César Batalha, em Oeiras (Galerias Alto da Barra), pelas 17 horas, será vista e comentada a obra-prima "O Mundo a Seus Pés", de Orson Welles, integrada na "masterclass" "Cinema Americano" (1930-1960). 
Logo a seguir, pelas 19 horas, ocorrerá o lançamento do livro "Os Cinemas da Europa", relativo ao ciclo do ano passado. 
OS CINEMAS DA EUROPA
de Lauro António
O actual mapa da Europa é constituído por 50 países, dos quais 27 pertencem à CE, 5 se candidatam a sê-lo, 17 não aderiram nem o pretendem fazer, e um que proclamou unilateralmente a sua independência. Da Islândia à Grécia, de França ao Azerbaijão, de Espanha à Suécia, de Renoir a Parajanov, de Dreyer a Eisenstein, de Fritz Lang a Aki Kaurismaki, de Buñuel a Oliveira, que identidade?
Em termos de cinema, que Europa é esta?
A resposta a esta pergunta foi o tema de sessões que ocuparam uma “masterclass”, durante o ano de 2011, no Auditório Municipal César Batalha, nas Galerias do Alto da Barra, em Oeiras, através da qual Lauro António, realizador, crítico e professor de cinema, tentou aproximar-se de alguns dos aspectos que podem ou não definir, cinematograficamente, a identidade nacional e continental e descortinar como o cinema interage com a originalidade de cada país, a sua história, a sua cultura, os seus valores mais intrínsecos.
Em cada sessão foi abordado um país, uma cinematografia, e um filme específico de um cineasta particularmente significativo. Do resultado desse trabalho, e das folhas de sessão semanalmente distribuídas pelos espectadores, surgiu a presente obra que agora se apresenta ao público, numa edição da Câmara Municipal de Oeiras.

Sem comentários: