quinta-feira, julho 19, 2012

5% DE IRS


 Benefício Fiscal? Para quem?
Rezam as notícias do dia, o seguinte: “As famílias vão contar, a partir de 2013, com um novo benefício fiscal: passam a poder abater ao seu IRS 5% do IVA que pagam cada vez que fazem uma compra, até ao limite de 250 euros. Mas este tecto não será fácil de atingir para a generalidade dos portugueses porque para lá chegar será necessário gastar e reunir facturas na ordem dos 26 637 euros”.
Ora parece que nada ainda esta definitivamente legislado, mas julga-se que as despesas que podem ser deduzidas são, segundo alguma informação social, hotéis, carros, cabeleireiros, refeições, cafés, produtos de beleza, etc.
Grande medida para atenuar um pouco a crise que vai larga e farta. Sobretudo para pequenos e médios ordenados.
Que serão os obviamente mais protegidos por esta medida?
Acredita mesmo que serão os pequenos e médios ordenados a reunir facturação no valor de 26 637 euros por ano? Então a quem se destina esta medida? Aos do costume, para quem mais ou menos 250 euros nada dirá.
Ok. Não se trata tanto de privilegiar as famílias mais carenciadas mas de incitar ao consumo de certos produtos. Como por exemplo, a cultura, o livro, as revistas, os espectáculos, o cinema, o teatro, a opera, o circo, a educação?
Não vi, em nenhuma das publicações lidas, qualquer referência a nada disto. Apenas a hotéis, carros, cabeleireiros, refeições, produtos de beleza, e quejandos. Em suma: as preocupações dos nossos governantes!
Depois dizem que é para combater a economia paralela. Essa também tem graça. Cafés e restaurantes são economia paralela? Hotéis, carros, cabeleireiros, produtos de beleza são economia paralela?
Enfim, mais uma lei perfeitamente à medida de quem a engendra.
Esperemos pela sua implementação definitiva para ver como será na realidade. Mas tudo me leva a crer que seja apenas uma nova forma de cobrar impostos sobre os mesmos, e de “auxiliar” quem não precisa.

Sem comentários: