domingo, fevereiro 24, 2019

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA




VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Muito se tem falado em violência doméstica nos últimos tempos, infelizmente com inteira razão, pois os casos de violência deste tipo são abundantes e cada vez mais trágicos. Um caso já seria trágico, mas dezenas deles tornam o fenómeno angustiante.  
Referem-se mais de uma dezena de mortes de mulheres às mãos de maridos, namorados ou companheiros, só nos dois primeiros meses de 2019. Muito inquietante, será o mínimo que se poderá dizer.
Mas falar de violência doméstica só em relação a crimes praticados por homens contra mulheres não será um pouco redutor? Violência doméstica não será a mulher que mata o marido com a colaboração do amante? Violência doméstica não será a mulher que mata a mãe, não será a mulher que mata os filhos, não será a mulher que mata a sogra?
Violência doméstica não será uma consequência da própria condição humana e não apenas um ajuste de contas entre géneros sexuais, em que só o homem parece ter atitudes agressivas e armas a condizer?
Julgo que reduzir a violência doméstica a um caso de violência masculina sobre a mulher não ajuda em nada a combater os crimes nem as suas causas, que são muito mais profundas e vastas do que nos querem fazer crer.  

Sem comentários: