terça-feira, maio 27, 2008

E CÁ VOU EU A CAMINHO DO FAIAL


CINEECO - 28, 29 e 30 Maio no FAIAL
Numa iniciativa da Ecoteca do Faial e do Cineclube da Horta, um conjunto de filmes e documentários que alertam e sensibilizam a população para as questões ambientais vai ser exibidos, de 28 a 30 de Maio de 2008, na Horta, no âmbito do Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente – Cine Eco, que teve no ano passado a sua 13ª edição em Seia, na Serra da Estrela. As sessões vão decorrer no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, para a comunidade escolar, e no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta, para o público em geral. Esta extensão do Festival Cineeco na Horta, está integrada nos Encontros de Porto Pim 2008.
Todas as sessões têm entrada gratuita.
Na ilha do Faial, na cidade da Horta serão cerca de 20 filmes a exibir onde se destacam os vencedores do Grande Prémio do Ambiente no CINEECO 2006 – “Ainda há pastores” de Jorge Pelicano e o vencedor do mesmo galardão em 2007 “Encontro com Milton Santos” do realizador Sílvio Tendler.
A todos aqueles que a visitarem será ainda dada a possibilidade de assistirem a uma mesa redonda no dia 30 (sexta-feira) pelas 22 horas com Lauro António logo após a sessão.
Promover o debate sobre diversas temáticas ambientais, discutir a produção cinematográfica a nível regional e fomentar uma maior produção com incidência nestas temáticas são alguns dos objectivos.
Venha. Está convidado!
Posted by Ecoteca do Faial

SESSÃO DE ENCERRAMENTO
MESA REDONDA - À conversa com….. Lauro António:
Tema em debate – “ Os Media e o Ambiente: a importância do Cinema na divulgação das
temáticas ambientais”
O cinema poderá apresentar-se como um importante instrumento pedagógico, pelo facto de criar um mundo de sons, de imagens e linguagens que nos proporcionam no seu conjunto a construção de histórias e personagens capazes de, em função de um determinado contexto, das vivências e da cultura dos espectadores, despertar determinadas emoções, proporcionando por vezes tomadas de consciência sobre os nossos valores, aguçando os nossos sentidos, e até mesmo, estimulando uma mudança de atitudes!
Apoios: Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e OMA - Observatório do Mar dos Açores