segunda-feira, janeiro 31, 2011

CINEMA: UM NOVO WOODY ALLEN

:



 VAIS CONHECER O HOMEM DOS TEUS SONHOS 
Um novo Woody Allen pode ser muito bom ou simplesmente bom, mas nunca é mau. “Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos” não é um Woody Allen da melhor cepa, mas é um bom aperitivo enquanto se espera por um novo “vintage”. De resto tem muitas das características que fazem do cineasta um “autor” que se reconhece à légua. Os temas constantes, as personagens que passam de obra para obra, as situações que se multiplicam, mas sobretudo o “olhar” inconfundível de um humanista com uma ponta de cinismo, um pessimista cheio de ternura pelas pessoas com quem se cruza, um ateu “graças a Deus”, um hipocondríaco com a sedução da eternidade, um desajeitado eterno sedutor que sabe muito bem escolher as mulheres com quem trabalha…
“You Will Meet a Tall Dark Stranger” confirma todos estes preceitos. É mais um daqueles puzzles com muitas figuras que procuram a felicidade e não a encontram, mas não desistem de a desejar. Nem que para tal tenham de recorrer a videntes!
É mais uma daquelas intrincadas histórias em que A ama B, que deseja C, ou D, casada com E, que seduz F, e assim por diante. O mundo é um local de solidão e desencontro, com alguns belos encontros pelo meio (é o que vale!).
Helena (a excelente Gemma Jones) anda amargurada porque o seu companheiro de sempre, com quem casara há quarenta anos, a deixou. Alfie (Anthony Hopkins) atravessa um período difícil, vê a velhice chegar e não a aceita, preferindo antes acreditar no “amor” desinteressado de uma acompanhante de luxo, Charmaine (Lucy Punch). Para aguentar a situação, Helena procura conforto no Além e nas “experimentadas” e oportunistas palavras de uma charlatã que se faz passar por vidente. Até encontrar aquele que lhe é anunciado como “o príncipe dos seus sonhos”.
Mas enquanto este “drama” acontece, outro se desenvolve com a sua filha Sally (Naomi Watts), que mantém um casamento desinteressante com Roy (Josh Brolin), um falhado escritor, que se apaixona pela vizinha da janela da frente, Dia (Freida Pinto), uma estudante de música. Mas Sally também não deixa vazio o seu coração (será o coração?) e começa a lançar olhares sôfregos ao seu patrão e dono de uma galeria de arte, Greg (Antonio Banderas), que por sua vez a ignora e inicia uma relação com Iris (Anna Friel), uma artista plástica, que Sally sempre acompanhou.
É assim a vida, sem nada de muito novo ou original. Woody Allen baralha e volta a dar, mas o seu sentido de observação, o seu humor discreto e por vezes ácido, a sua magnifica direcção de actores, a sua mestria a acompanhar e interligar as diferentes narrativas faz de “Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos” uma comédia a não perder.
Com Woody Allen já sabemos ao que vamos. Jamais nos engana. Esse é um dos fascínios dos autores. Podem não estar muito inspirados, mas encontramos neles sempre o amigo que nunca nos atraiçoa.

VAIS CONHECER O HOMEM DOS TEUS SONHOS
Título original: You Will Meet a Tall Dark Stranger
Realização: Woody Allen (EUA, Espanha, 2010); Argumento: Woody Allen; Produção: Letty Aronson, Nicky Kentish Barnes, Mercedes Gamero, Jack Rollins, Jaume Roures, Stephen Tenenbaum; Fotografia (cor): Vilmos Zsigmond; Montagem: Alisa Lepselter; Casting: Patricia Kerrigan DiCerto, Gail Stevens, Juliet Taylor; Design de produção: Jim Clay; Direcção artística: Dominic Masters; Decoração: John Bush; Guarda-roupa: Beatrix Aruna Pasztor; Maquilhagem: Sharon Martin; Direcção de Produção: John Crampton, John David Gunkle; Assistentes de realização: Dan Channing-Williams, Ben Howarth, Olivia Lloyd; Departamento de arte: Paul Duff, Heather Pollington, Richard Selway; Som: Matthew Haasch; Efeitos especiais: Stuart Brisdon; Companhias de produção: Mediapro, Versátil Cinema, Gravier Productions, Antena 3 Films, Antena 3 Televisión, Dippermouth; Intérpretes: Gemma Jones (Helena Shebritch), Pauline Collins (Cristal), Anthony Hopkins (Alfie Shebritch), Naomi Watts (Sally Channing), Josh Brolin (Roy Channing), Freida Pinto (Dia), Antonio Banderas (Greg), Lucy Punch (Charmaine), Zak Orth (Narrador), Rupert Frazer, Kelly Harrison, Eleanor Gecks, Ewen Bremner, Christian McKay, Philip Glenister, Jonathan Ryland, Pearce Quigley, Neil Jackson, Lynda Baron, Fenella Woolgar, Robert Portal, Jim Piddock, Celia Imrie, Roger Ashton-Griffiths, Anna Friel, Theo James, Christopher Fulford, Johnny Harris, Alex MacQueen, Anupam Kher, Meera Syal, Joanna David, Geoffrey Hutchings, Natalie Walter, Shaheen Khan, Amanda Lawrence, etc. Duração: 98 minutos; Distribuição em Portugal: Zon Lusomundo Audiovisuais; Classificação etária: M/ 12 anos; Estreia em Portugal: 20 de Janeiro de 2011.

2 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo com a sua
crítica. Woody Allen, nunca nos
desilude.
Maria

ana b. disse...

Gostei imenso da sua crítica a este filme. Diz tudo aquilo que eu penso. Falta-me no entanto o talento para o dizer tão bem.
Além do mais, eu gosto tanto dele e ele já me deu tanto, que desculpo-lhe tudo.
E gosto sempre de me rever algures por ali.