segunda-feira, fevereiro 03, 2014

CINEMA: O CLUBE DE DALLAS


O CLUBE DE DALLAS

Anos 80, nos EUA. Ron Woodroof (Matthew McConaughey, no filme) foi um electricista texano, amigo de rodeos e mulherengo, dado a drogas e de carácter um pouco violento. Em 1985, ao passar por um hospital, é-lhe diagnosticada uma infecção com o vírus da SIDA e dão-lhe trinta dias de vida. Para lá disso, amigos e conhecidos começam a evitá-lo como gay e Ron sente-se ultrajado na sua virilidade. Inicia a contragosto uma terapia com um medicamento que o hospital disponibiliza, mas não sente melhoras. Durante as sessões de tratamento, encontra um transexual, Rayon (Jared Leto), a quem a princípio repudia. Não quer nada com homossexuais. 
Mas quer viver. Começa uma investigação sobre outros medicamentos que existem fora dos EUA, onde não são permitidos pela comunidade farmacêutica, que procura privilegiar os seus produtos. Resolve então viajar até ao México e aconselhar-se com um médico proscrito que tem tido bons resultados com outros medicamentos. Contrabandear esses medicamentos proibidos para o interior dos EUA necessita de alguma imaginação. Não os pode vender a quem deles necessita, mas pode oferecê-los aos sócios de um clube que funda, onde, para se ser aderente, se pagam 400 dólares por mês e se tem direito a todas as doses necessárias. O clube é um sucesso, Ron Woodroof não só estabiliza o seu estado, como consegue tornar-se uma espécie de missionário de uma cura milagrosa. Filantropia de um lado, aventureirismo por outro, comércio a ajudar, o electricista do Texas torna-se uma personalidade incómoda a desafiar os monopólios farmacêuticos e a legislação estatal.


Entretanto, cria aliados que vão da sua médica hospitalar, Drª. Eva Saks (Jennifer Garner), ao excêntrico transexual, passando por uma multidão de doentes e de assistentes sociais que se oferecem para ajudar. Ron consciencializa a importância da sua luta, pessoal e social. Coloca o seu caso em tribunal que, de certa forma lhe dá razão, mas se sente sem poderes para ir mais longe. Perde a luta, perde a vida, mas só sete anos depois dos trinta dias que lhe tinham augurado, mas o seu testemunho e o seu exemplo serviu para alertar a sociedade, quer através de depoimentos e publicações, quer através deste filme de Jean-Marc Vallée, que recupera esta história e lhe dá o relevo merecido, sobretudo como denúncia de uma mais que possível mafia no campo dos organismos corporativos farmacêuticos que defendem os seus produtos e os seus lucros, mesmo contra os interesses da saúde pública e dos doentes.
Já não é primeiro filme a denunciar tais casos, não será certamente o último, infelizmente.
"Inspired by true events", “Dallas Buyers Club” conta com um argumento escrito por Craig Borten e Melisa Wallack, que vai investigar a vida deste homem e o seu combate pela vida e pela dignidade. Certamente com algumas liberdades ficcionais, é evidente. A realização de Jean-Marc Vallée é escorreita, sensível, furtando-se ao espectacular e à especulação fácil, mantendo um registo discreto, clássico, puxando a primeiro plano a questão social, nunca descurando, todavia, o lado pessoal e humano dos seus protagonistas. Neste aspecto, é particularmente ajudado pelas interpretações dos seus actores principais, uma dupla de respeito, Matthew McConaughey, que perdeu uma dezena e meia de quilos para se aparentar com o físico esquelético do verdadeiro Ron, e Jared Leto, que sofreu idênticas transformações para erguer a personagem do transexual Rayon. Mas estas modificações físicas de pouco serviriam se os actores não as metaformoseassem em algo de mais consistente do que uma pura perda de peso e numa performance de maquilhagem. Eles criam personagens complexas, densas, de uma plausibilidade humana singular. Matthew McConaughey, depois de uma começo de carreira a protagonizar comédias sem grande relevo, mostra em "Magic Mike", "Mud”, "Dallas Buyers Club" e nessa curta mas fulgurante aparição em “The Wolf of Wall Street”, que é, presentemente, um dos grandes actores do cinema norte-americano. Quanto a Jared Leto, que ultimamente é mais conhecido pela sua banda musical "30 Seconds to Mars", o seu trabalho é de uma delicadeza e sobriedade que lhe tem merecido os mais destacados prémios, e com razão.
Mais um excelente filme desta óptima colheita de 2013, que ficará seguramente como um dos grandes anos de cinema na história da cinematografia norte-americana.

                         O autentico Ron Woodroof e a personagem criada por Matthew McConaughey

O CLUBE DE DALLAS
Título original: Dallas Buyers Club

Realização: Jean-Marc Vallée  (EUA, 2013); Argumento: Craig Borten, Melisa Wallack; Produção: Robbie Brenner, David L. Bushell, Nicolas Chartier, Parry Creedon, Cassian Elwes, Zev Foreman, Logan Levy, Joe Newcomb, Tony Notargiacomo, Nathan Ross, Michael Sledd, Dominique Séguin, Holly Wiersma, Rachel Winter; Música: Alexandra Stréliski, Michael Wickstrom; Fotografia (cor): Yves Bélanger; Montagem: Martin Pensa, Jean-Marc Vallée; Casting: Kerry Barden, Rich Delia, Paul Schnee; Design de produção: John Paino; Direcção artística: Javiera Varas; Decoração: Robert Covelman; Guarda-roupa:  Kurt and Bart; Maquilhagem: Melanie Deforrest, Adruitha Lee, Robin Mathews, Kat Percy; Direcção de Produção:  Rachelle Bergeron, Parry Creedon, Josh Rappaport, Pierre Thériault; Assistentes de realização: Urs Hirschbiegel, Kevin Lum, Mark C. Stevens; Departamento de arte: Roger Johnson, Jessica Lee; Som: Marie-Lou Morin, Martin Pinsonnault, Leonard Suwalski; Efeitos especiais: Katie Riggs; Efeitos visuais: Marc Cote, Nathalie Lanthier; Companhias de produção: Voltage Pictures, Truth Entertainment; Intérpretes: Matthew McConaughey (Ron Woodroof), Jennifer Garner (Eve), Jared Leto (Rayon), Denis O'Hare (Dr. Sevard), Steve Zahn (Tucker), Michael O'Neill (Richard Barkley), Dallas Roberts (David Wayne), Griffin Dunne (Dr. Vass), Kevin Rankin (T.J.), Donna Duplantier (Nurse Frazin), Deneen Tyler (Denise), J.D. Evermore (Clint), Ian Casselberry, Noelle Wilcox, Bradford Cox, Rick Espaillat, Lawrence Turner, Lucius Falick, James DuMont, Jane McNeill, Don  Brady, Matthew Thompson, Tony Bentley, Sean Boyd, Rachel Wulff, Neeona Neal, Scott Takeda, John Tabler, Joji Yoshida, Carl Palmer, Martin Covert, Douglas M. Griffin, David Lichtenstein, Craig Borten, Henry Frost, Arthur Smith, etc. Duração: 117 minutos; Distribuição em Portugal: Zon Lusomundo; Classificação etária: M/ 16 anos; Data de estreia em Portugal: 16 de Janeiro de 2014.

Sem comentários: