segunda-feira, fevereiro 03, 2014

MORRE EDUARDO COUTINHO


Eduardo Coutinho (nascido em São Paulo, a 11 de Maio de 1933, falecido a 2 de Fevereiro de 2014, no Rio de Janeiro) era considerado o maior documentarista brasileiro.  Entre muitos outros dirigiu “Edifício Master” (2002), “Santo Forte” (1999) e “Cabra Marcado Para Morrer” (1985).
Foi igualmente argumentista de alguns dos mais importantes filmes do cinema brasileiro, desde a época do cinema novo: “A Falecida” (1965) e “Garota de Ipanema” (1967), ambos  de Leon Hirszman, “Os Condenados”, de Zelito Viana (1973), “Lição de Amor”, de Eduardo Escorel (1975) e “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto (1976).

Na sua filmografia encontram-se: 1966: O Pacto (episódio de “ABC do Amor”); 1968: O Homem que Comprou o Mundo; 1970: Faustão; 1976: O Pistoleiro de Serra Talhada; 1976: Seis Dias em Ouricuri; 1978: Teodorico, o Imperador do Sertão; 1979: Exu, uma Tragédia Sangrenta;  1980: Portinari, o Menino de Brodósqui; 1984: Cabra Marcado para Morrer; 1987: Santa Marta - Duas semanas no morro; 1989: Volta Redonda, o Memorial da Greve; 1989: O Jogo da Dívida; 1991: O Fio da Memória; 1992: A Lei e a Vida; 1993: Boca de Lixo; 1994: Os Romeiros de Padre Cícero; 1999: Santo Forte; 2000: Babilónia 2000; 2002: Edifício Master; 2004: Peões; 2005: O Fim e o Princípio; 2007: Jogo de Cena; 2009: Moscou; 2011: As Canções. 

A Globo, do Brasil, Informou:
Filho do cineasta Eduardo Coutinho é preso pelo assassinato do pai no Rio Daniel Coutinho está internado em hospital sob custódia da polícia.Segundo a PM, vizinhos disseram que ele surtou e esfaqueou os pais.
O filho do cineasta Eduardo Coutinho, morto a facadas aos 80 anos neste domingo (2), em sua casa, na Lagoa, Zona Sul do Rio, foi preso em flagrante, segundo a Polícia Civil. Daniel Coutinho, 42 anos, é o principal suspeito do crime e está internado no Hospital Miguel Couto, sob custódia. A mulher do cineasta, Maria das Dores Coutinho, 62 anos, também foi esfaqueada e está hospitalizada em estado grave e só sobreviveu porque se trancou no banheiro após ser golpeada, segundo a Divisão de Homicídios da Polícia Civil.
saiba mais
O corpo de Eduardo Coutinho será velado a partir das 10h, na Capela 3 do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul. O enterro está marcado para as 16h.
Segundo o delegado Rivaldo Barbosa, Daniel foi preso por homicídio doloso, quando há intenção de matar, e tentativa de homicídio. "Que o Daniel atingiu o pai e a mãe, isso é fato. Tanto é que está preso em flagrante pela morte do pai e tentativa de homicídio da mãe", explicou, em entrevista coletiva na sede da DH, na Barra. "O que aconteceu hoje, por volta das 11h, é a expressão genuína da palavra tragédia", acrescentou.
'Libertei meu pai', teria dito Daniel, que sofre esquizofrenia, teria batido na porta de um vizinho após o crime dizendo palavras desconexas. "Libertei meu pai, tentei libertar minha mãe e a mim mesmo", teria dito, segundo Rivaldo.
Daniel passou por cirurgia e está internado na unidade intermediária do Miguel Couto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Ele levou duas facadas no abdômen e tem quadro estável. De acordo com a policiais que foram ao apartamento do cineasta, na Rua Lineu de Paula Machado, moradores disseram que o filho surtou, esfaqueou os pais e depois tentou o suicídio. Vizinhos teriam confirmado a versão à Polícia Civil, que verificou o apartamento revirado ao chegar no local, pela manhã.
A mãe dele levou dois golpes de faca nos seios, três no abdômen e teve ainda uma lesão no fígado. Segundo o delegado, elá só sobreviveu porque se trancou no banheiro e ligou para outro filho, o promotor Paulo Coutinho. De lá, só saiu com a chegada dos bombeiros. Maria das Dores também já passou por cirurgia e seu estado de saúde é grave, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O corpo do cineasta foi levado para o Instituto Médico Legal, de onde foi liberado por volta das 21h30. O atestado de óbito indica "perfuração contundente" na altura do abdômem, segundo funcionário da Santa Casa da Misericórdia.
O Corpo de Bombeiros informou que a chamada para a ocorrência no apartamento de Coutinho foi feita às 11h48. Homens do quartel do Humaitá constataram que o cineasta já estava morto ao chegar no local, e levaram os outros dois feridos para o Miguel Couto.
Um dos primeiros a se manifestar sobre a morte do diretor foi o também cineasta Cacá Diegues. “Ele era muito respeitado, era um mestre, os jovens cineastas do Brasil respeitavam muito ele. Coutinho era uma pessoa acima do bem e do ma”, declarou.
O também diretor de cinema Jorge Furtado ficou chocado com a notícia. "A morte do Coutinho é uma tragédia do cinema brasileiro, ele é um dos maiores documentaristas do mundo, um grande pensador do cinema."
Coutinho adorava mostrar pessoas simples em cenas comuns do dia a dia
Considerado um dos maiores documentaristas do Brasil, o paulistano Coutinho é ganhador do Kikito de Cristal, principal premiação do cinema nacional, pelo conjunto da obra. Entre seus principais filmes estão "Edifício Master", "Jogo de cena", "Babilônia 2000" e "Cabra Marcado para Morrer".
Em Junho do ano passado, ele e o também cineasta José Padilha (autor dos filmes "Tropa de Elite 1 e 2") foram convidados a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar.

Sem comentários: