segunda-feira, outubro 29, 2007

CINE ECO: OS PRÉMIOS

"Encontro com Milton Santos"
vence Cine’Eco

Festival de cinema ecológico de Seia entrega prémiosO brasileiro Sílvio Tendler é o realizador do trabalho que convenceu o júri do Cine’Eco
O filme "Encontro com Milton Santos", realizado pelo brasileiro Sílvio Tendler, foi o vencedor do Cine’Eco 2007, festival de cinema ecológico de Seia. O filme ganhou o Grande Prémio do Ambiente, patrocinado pela Câmara de Seia, no valor de 3.500 euros e a campânula de ouro. O prémio foi atribuído pelo Júri Internacional do CINEECO, numa cerimónia que decorreu sábado à noite no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Seia.Tendo uma entrevista com o geógrafo Miltons Santos como ponto de partida e referência, o documentário expõe um pensamento sobre a globalização, discutindo as distorções impostas aos países pobres que pagam injustamente pelo crescimento da economia dos países ricos e as consequências provenientes dessa lógica do capital, que amplia as diferenças, ao invés de redistribuir as riquezas.

Outro dos vencedores, foi o filme da realizadora da RTP Anabela De Saint-Maurice "Grande Hotel", que recebeu o prémio da Lusofonia, a que corresponde um montante de 2.500 euros e a campânula de ouro.

O Júri Internacional atribuíu ainda o Prémio Educação Ambiental ao filme "Os Campos de Deméter", do realizador Knut Krzywinski, o Prémio Água ao filme "Yandabad", do realizador espanhol Mariano Agudo, e o Prémio Valorização de Resíduos ao filme "Da Terra das Lágrimas Amargas", do realizador japonês Tomoko Kana.

AUSTRALIANO CONQUISTA PRÉMIO VIDA NATURAL

O Prémio Vida Natural foi atribuído ao filme "Mongólia Selvagem", do realizador australiano Sleina Leger, enquanto o Prémio Polis coube ao filme "Portugal - Retrato Social 1", de Joana Pontes, e o Prémio Antropologia Ambiental ao filme "O Tigre e o Monge", do realizador Austríaco Harald Pokieser. O Prémio Vídeo Não Profissional foi entregue ao filme "Os Detectives da Água", do realizador do Canadá David Springbett, e o Prémio Camacho Costa ao filme "No Crepúsculo do Silêncio", do realizador Checo Josef Císarovsk.

Foram atribuídas menções Honrosas aos filmes "Esta Água que vos deixo", de João Tilly, de Seia, e "Outros Mundos", do realizador eslovaco Marko Skop. ~

O Júri da Juventude atribuiu o Grande Prémio da Juventude a "Na Pele Deles" (Dans Leurs Peau), de Malherbe Arnaud Prémio, o Prémio Filme de Animação a "A Minha Vida Aos 40" (My Life At 40", de Laurie Hill, e o Prémio Intervenção a "Encontro com Milton Santos".

O Júri Especial "Cine'Eco em Movimento" atribuiu ainda um Prémio Especial ao filme "Os Campos de Deméter", de Knut Krzwinski, assim como menções honrosas a "Fronteiras do Campo", de Cláudia Rodrigues, Pedro Gancho e Francisca Veiga, e "Carpa Diem", de Sérgio Cannella.

In "Diário XXI"

Grande prémio do Ambiente: "Encontro com Milton Santos"do Realizador Brasileiro Silvio Tendler;Prémio da Lusofonia: "Grande Hotel" da realizadora da RTP, Anabela de Saint-Maurice;Prémio Educação Ambiental: "Os campos de Deméter" do realizador Norueguês, Knut Krzywinski;Prémio Água: "Yandabad" do realizador espanhol Mariano Agudo;Prémio Valorização de Residuos: "Da terra das lágrimas Amargas", do realizador Japonês Tomoko Kana;Prémio Vida Natural: "Mongólia Selvagem" do realizador Australiano Sleina Leger;Prémio Polis: "Portugal-retrato social 1" de Joana Pontes;Prémio Antropologia Ambiental: "O tigre e o monge" do realizador Austríaco Harald Pokieser;Prémio Video Não Profissional: "Os detectives da água" do realizador Canadiano David Springbett;Prémio Camacho Costa - "No crepúsculo do silêncio" do realizador Checo Josef Cisarovsk;Menção Honrosa: "Esta água que vos deixo" de João Tilly de Seia;Menção Honrosa: "Outros Mundos" do Eslovaco Marko Skop;Prémios do Juri da Juventude:Grande prémio da juventude: "Na pele deles" de Malherbe Arnaud;Prémio Filme de animação: "A minha vida aos 40" de Laurie Hill;Prémio de Intervenção: "Encontro com Milton Santos" de Silvio Tendler;Prémios do Júri especial "Cine´Eco em movimento":Prémio especial: "Os campos de Deméter", de Knut Krzwinski;Menção honrosa: "Fronteiras do campo" de Cláudia Rodrigues, Pedro Gancho, Francisca Veiga;Menção honrosa: "Carpa Diem", de Sérgio Cannella

no blogue "Oceano de Palavras" que acompanhou todo o festival, na qualidade de Jurado do Júri da Juventude. As fotos pertencem igualmente a este blogue.

Sem comentários: