sábado, dezembro 09, 2006

"TIMOR" CENSURADO NA INDONÉSIA


JACARTA, 8 dez (AFP) - O filme "Timor Leste - O Massacre que o Mundo Não Viu" ("Timor Loro Sae"), da cineasta e atriz Lucélia Santos, foi retirado pelas autoridades indonésias da programação do 8º Festival Internacional de Jacarta (JiFFest), que começa nesta sexta-feira.
Ao todo quatro títulos foram censurados, "The Black Road", de William Nessen (sobre a província separatista de Aceh), e três dedicados a Timor Leste: o holandês "Tales of Crocodiles", o cingalês "Passabe" e o brasileiro "Timor Loro Sae".
As autoridades argumentaram que a exibição desses filmes poderia "perturbar a segurança".
Timor Leste é um pequeno país que foi ocupado durante 24 anos pela Indonésia, cujo Exército é acusado de ter cometido inúmeras atrocidades. Vinte e cinco por cento da população morreu lutando pela independência até que, em 1999, obteve sua soberania num referendo observado pela ONU.
Um ano depois, Lucélia Santos foi ao Timor para registrar a trágica realidade dos sobreviventes. O Festival de Jacarta foi fundado em 1998, depois da queda do regime do ditador Suharto, na esperança de servir de incentivo para a pequena indústria cinematográfica indonésia.
Mais de 200 filmes de mais de 35 países estão programados de 8 a 17 de Dezembro.

(Notícia acabada de chegar do Brasil, via a minha querida Lisa França, do FICA. Registe-se que "Timor Loro Sae" estreou em Portugal no Cine Eco, onde ganhou o prémio Lusofonia, no ano de 2001, tendo ainda passado em Lisboa, no Forum Lisboa, por iniciativa do Cine Eco e da Câmara de Lisboa, com a presença da realizadora e do Primeiro Ministro de Timor. No ano seguinte voltou a passar no Famafest, onde ganhou uma menção honrosa) .

Lucélia Santos, recebendo o prémio em Seia,
foto do site do filme: aqui.

Sem comentários: