Aqui estão 8 razões para visitar uma terra chamada "West Coast".
Alguém acredita que alguém se desloca a Portugal
porque o Cristianao Ronaldo e o Mourinho são portugueses?
Alguém sabe (fora de portas) quem são a Joana Vasconcelos,
o Miguel Câncio Martins e a Maria do Carmo Fonseca
(que para nós são glórias nacionais, não discuto)
para lá de meia dúzia de interessados nas suas carreiras?
Alguém sabe para que serve esta campanha?
Ninguém sabe, no Turismo de Portugal,
que o que vende o nosso País lá fora
são as questões patrimoniais,
a saber, monumentos, paisagens, gastronomia, arte, cultura,
desporto, a simpatia dos autóctones, etc.?
Alguém me explica porque é que um senhor chamado Nick Knight
tirou estas fotos (que são jeitosas, sim senhor!)
e não um qualquer mediano fotógrafo português?
(pelo que se vê nem era preciso um dos melhores!)
Alguém me consegue explicar a razão desta snobeira nacional
e deste provincianismo que já cheira mal?
Parece que há por aí uns senhores que se sentem mal
neste País com História, Geografia, Cultura, Tradição, Arte, Etnografia próprias...
Querem um Pais "moderno", muito "West Coast",
muito "light", muito "tecno", muito...
Um País com uma bandeira diferente, menos "berrante",
com um hino diferente, menos estridente,
com pessoas diferentes, menos "populares",
com paisagem californianas, se calhar...
Se há uns "meninos" que se sentem mal neste País, porque não se vão embora?
Porque não vão fazer "coisas" destas para outras bandas?
Se calhar, porque lá, nessas outras bandas,
eles não conseguiam sequer fazer uns graffittis na rua...
Mas nós temos de aturar estes "novos ricos" da publicidade e do turismo
e pagar-lhes, e bem!, ainda por cima!
4 comentários:
É tão estúpido como imagem de marca, tão pouco réussi como efeito publicitário seja pelos "objetos" escolhidos, seja pela adequação ao "produto" anunciado, que nem apetece comentar, embora seja extremamente necessário fazê-lo. Nem que seja para suscitar polêmica.
Concordo com tudo que comentas, Lauro e até fico orgulhosa das nossas agências e dos nossos órgãos de turismo, ditos, tupiniquins. São bem mais eficientes e apropriados.
Beijos de feliz fim de 2007!
olá Lauro,
Também não sei para que serve a campanha...
Absurda e pretensiosa.
[Mas também não havia já pachorra para os clichés "very typical" de algumas campanhas anteriores...]
tarefa difícil, a de "publicitar" um país, um lugar, uma identidade (que são diversas, pois claro...)
abraço
BOM ANO NOVO!
esta deve ser a campanha mais cretina que alguma vez se fez pelo turismo em portugal (bem, a do allgarve também é de ferir o país até ao nascimento de afonso henriques). é terrível que se escolham pessoas como melhores do que outras, um top 8 dos milhões de portugueses que existem, deixando de fora o manoel de oliveira ou a paula rego, ou os madredeus e a dulce pontes, ou o josé saramago e o lobo antunes, ou... todos nós que somos afinal portugal a sério, sem fotografias de moço estrangeiro.
porra, tenho uns amigos fotógrafos mesmo porreiros, não entendo porque se há-de ler no cartaz o nome do fotógrafo estrangeiro maior do que os fotografados, numa subserviência de portugal aos encantos de um artista que, afinal, nem é português. mas a ideia não era mostrar que nós também somos bons??? parece que na fotografia não.
raios partam lá estas ideias peregrinas que só nos fazem sentir provincianos.
lá fora já nos chamam de "Europe's WC"
Enviar um comentário