quarta-feira, junho 21, 2006



GÁNHAMOS!
E passámos o México. Agora Argentina e Holanda podem “escolher” quem quiserem para os “oitavos.”
Foi um bom jogo, muito diferente daquele Portugal-México imaginado pelos Simpsons (mas foi bom ter os Simpsons a apoiar-nos!). Foi um jogo intenso, vibrante, rápido, e foi sobretudo uma festa, com muitas mulheres bonitas a abrilhantarem as bancadas. O futebol é um desporto que as mulheres gostam cada vez mais de ver. De praticar também, mas falamos agora do mundial masculino. É bom vê-las nas bancadas, coloridas, alegres, de bandeira ao peito, a torcer por Portugal ou pelo México.
Falando de mulheres, já o mesmo não direi da histeria bacoca que vai grassando por muitos dos “blogs” que vou visitando (nesta iniciação bloguista), onde “os gajos” continuam a colocar “gajas muitoooo boas, descascadas” e “as gajas”, que agora parecem ter atingido a maioridade, resolvem provar a “emancipação”, babando-se com imagens de “gajos bonssss como o milho” (jogadores suecos, alemães, ingleses, argentinos, portugueses, normalmente aqueles “bonitinhos” que povoam os sonhos das caixeirinhas dos “shopings” – pelos vistos não só, também de muita frustrada que vem “curtir” para os “blogs” as carências caseiras). O espectáculo é deplorável.
Mas nem tudo é mau e, a prová-lo, uma excelente crónica de uma mulher no “Diário de Noticias” de hoje. Sobre os “homens que gostam de futebol”. Não me revejo na crónica por gostar de futebol. Revejo-me porque é sempre agradável ler um texto bem escrito, com humor e sensibilidade.

OS HOMENS BONITOS GOSTAM DE FUTEBOL
Ana Sá Lopes

Na última “Elle", Francisco José Viegas festejava a morte do metrossexual enquan­to ícone masculino. Parece que agora a moda é o "retrossexual" - Francisco falava em Benicio del Toro. A gente percebe. Ou em Al Pacino. Percebe-se melhor. Se o "retros­sexual" passa por isto, viva, desde já, o "retrossexual".
Parece que o "retrossexual" não dá importância à maquilhagem. E finge que não liga por aí além à roupa. E não sabemos quanto tempo perdeu nas compras. E não nos rouba os cremes. Tudo coisas razoavel­mente apreciáveis.
Uma das características por que também pode ser festejável o advento do "retrosse­xual" é o futebol. 0 "retrossexual", entre outras características "macho retro", gosta de futebol.
Eu sabia que havia mais uma razão para gostar do "retrossexual". Pessoalmente, o jogo não me diverte, mas gosto de os ver, aos que gostam de futebol, no campo, com o "esférico"; esporadicamente na bancada, aos urros; e no sofá (menos esporadica­mente, aos urros).
Porque é que são mais bonitos os homens que gostam de futebol? Não faço a mínima ideia, mas são. Porque é que Benicio del Toro é bonito? Não faço a mínima. É qual­quer coisa, um it, um não-sei-o-quê irracio­nal.
Mas sempre assim foi: no liceu, eram bonitos os rapazes que chegavam à sala afo­bados, vindos do campo. Eram muito boni­tos assim afobados, com as T-shirts enchar­cadas e os olhos esgazeados.
Eram mais bonitos os rapazes que joga­vam futebol de cinco nos juvenis da socie­dade recreativa. E também os juniores. Eram muito bonitos os juniores. Peço des­culpa, mas eram. [Houve uma época em que estive a par das classificações de todo um campeonato regional.]
Eram mais bonitos quando eram expul­sos ou substituídos (e batiam com a cabeça de fúria numa barra de ferro). Eram bonitos transfigurados, desfeitos em lágrimas. Eram bonitos derrotados, perdidos, despojados.
Eram bonitos na vitória.
São sempre bonitos na vitória quando, por mor de um prazer desconhecido - para nós, os infiéis -, se agarram e se abraçam e se mexem despudoradamente. Só sei dizer que é muito bonito esse ritual clássico que nem toda a cultura posterior, homofóbica, conseguiu anular.
São bonitos com os nervos. Quando os deles não estão a jogar nada. Quando um lance estúpido dá penalty. Quando há um frango. São bonitos a bater com a mão na cabeça arrepiados com o frango.
São bonitos a dizer palavrões aflitos. São bonitos eufóricos e infantis. São bonitos no último minuto em transe. São bonitos na cervejaria, no grito comunitário. São bonitos em estado de sítio. São bonitos no Chelsea e no solteiros contra casados e no Canidelo, quando o Canidelo ganha. São bonitos a abraçar o desconhecido no estádio.
Alguns homens bonitos não gostam de futebol, e é uma pena nunca os poder ver assim, entre o céu e o inferno, naquela estra­nha e comum irrealidade, naquela absurda, irracional, destemperada embriaguez.
In “D.N.”, de 22 de Junho de 2004 (com a devida vénia)


3 comentários:

Patrícia disse...

Gostei da cronica! Gostei realmente! Também eu gosto de os ver "entre o céu e o inferno, naquela estra­nha e comum irrealidade, naquela absurda, irracional, destemperada embriaguez".

Claudia Sousa Dias disse...

São talvez mais animais.

Mais próximos da característica simiesca de macho dominante.

O que é sexualmente apelativo para uma fêmea.

Eu considero-me femina a 100%.

Mas derreto-me com um metrosexual, de cabelos compridos e brinco na orelha...

CSD

Anónimo disse...

Com brinco, sem brinco, cabelos compridos ou curtos, com a exigência impaciente do Jack Bauer ou com a intrasigência animal do Zidane, com o olhar de águia do Figo, com a elegância felina do pontapé dele... nós vamo-nos derretendo, derretendo... e eles marcando golos. Tudo é jogo.