terça-feira, março 27, 2007

ENCONTRO DE BLOGUES - NOMEAÇÕES


NOMEAÇÕES DE BLOGUES
No blogue "Kontrastes 20", surgiu um post que transcrevemos com a devida vénia:

336] Cineblogger
Março 14th, 2007

Na próxima sexta-feira, em Famalicão, arranca uma nova fase da vida da blogosfera portuguesa. Mais um salto qualitativo para a afirmação da importância dos blogues no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação — NTIC’s –, e neste preciso caso, dos blogues temáticos. Os blogues cinéfilos começam a ganhar o seu espaço na blogosfera e são uma mais valia para os conteúdos do ciberespaço.

O Famafest, organizado por Lauro António, servirá também para escolher os melhores blogues de cinema e cultura. Entre os nomeados estão:

Melhores Blogues de Cinema: O Acossado; Ainda não começámos a pensar; Amarcord; As Aranhas; Brain-mixer; Cineásia; Cineblog; De que raio é que ele está a falar?:; Estado Civil; Fila do meio; Filmes de Culto; Grindhouse; Hollywood; Imagens Perdidas; Last Picture Show; Mise en Abyme; Mulholand Drive; Obscuridades da 7ª Arte; Pasmos Filtrados; Plano 9; Play It Againt; Royale With Cheese; Viver contra o tempo; Wasted Blues e Zona Negra. [os blogues que não possuem link deve-se ao facto de não ter encontrado os mesmos].

Melhores Blogues de Cultura: A a Z; Um Amor atrevido; Amor e ócio; Arrastão; A Arte da fuga; Aspirina b; Bandida; Big Blog is watching You; Blasfémias; Cidadesurpreendente; Contraculturalmente; Da literatura; Divas e Contrabaixos; Erotismo na cidade; Espaço de Crítica Artística; Fadista Valéria Mendez; Foram-se os anéis; Grande Loja do Queijo Limiano; Guilhermina suggia; Hoje há conquilhas; Indústrias Culturais; O Insurgente; Indústrias Culturais; O Intruso; Kontratempos; Lápis Exilis; Luminescências; O Melhor Anjo; Mouco; Miniscente; Miss Pearls; A Origem das Espécies; Passado/Presente; Passengers; Piano; Portugal dos Pequeninos; Raim; Republica e Laicidade; Saudades do futuro; Sem Pénis nem Inveja; A Senhora Sócrates; O Sentido das Palavras e Volto Num Segundo. [os blogues que não possuem link deve-se ao facto de não ter encontrado os mesmos].

Depois deste tempo perdido a procurar na imensa blogosfera os links dos ditos blogues, sinto-me no direito de opinar sobre as nomeações. No que concerne aos cineblogues ressalta logo que alguns dos nomeados não são, na realidade, blogues sobre muitas coisas menos cinema. No que concerne aos blogues culturais o que me apraz dizer é que, tentando atrair bloggers famosos, deu-se uso ao sentido lato do conceito “cultura”, albergando toda a produção humana. Neste sentido, tudo o que se produz num blogue é cultura. É por isso que muitos dos nomeados verdadeiramente ali estão. Porque se entendeu que a publicação de fotos de actores e locais de interesse turístico é postagem cultural. Para mim, tratou-se pois, de uma estratégia de marketing, chamando a atenção da blogosfera erudita para o evento, englobando-os assim nos elegíveis. A salientar fica a ideia muito mais do que o rigor.


Lido o "post", há a referir o seguinte: os blogues nomeados foram-no por votação de autores de blogues que os escolheram. A organização limitou-se a convidar todos os blogues a votarem. Quem achou por bem associar-se a esta iniciativa, votou em quem escolheu. A lista dos nomeados reflecte apenas essa votação. Não houve estratégia de marketing, nem sequer estratégia. Se a blogosfera dita erudita foi citada, foi-o por vontade de quem voto (yum voto por blogue, em cada categoria). Os conceitos de blogues de cinema e de cultura também foram de escolha dos eleitores. Até porque nos pareceu, a nós, abusivo e de mau gosto dizer quem é ou não autor de blogue de cultura ou de cinema. Se blogues houve que não foram nomeados, a quem não os nomeou caberá a "culpa".

Aproveito para agradecer as palavras iniciais de João Ferreira Dias, esperando que sobre as restantes fique esclarecido o equívoco. Também eu acho que houve muitos blogues esquecidos e outros sobrevalorizados, mas a votação não era só minha. Eu só tinha que respeitar a votação. O que fiz.

13 comentários:

Isabel Victor disse...

LA, muitos muitos muitos ...
PARABÉNS por este excelente trabalho e pela itensidade que espalha de encontro,criação, acção e reflexão (no mundo real, virtual e nos demais! ).
É assim ... há pessoas que só respiram, outros que apenas suspiram e uns quantos (muito poucos!)que inspiram os restantes.


beijos ***** cinco estrelas

Ana Paula Sena disse...

Para além de possíveis polémicas, destaque-se a ideia e elogie-se a iniciativa pois é assim que tudo começa! Parabéns, Lauro António!
Beijinho da A.P.

Lauro António disse...

Obrigado, Isabel, obrigado, Ana Paula. Saber que, de alguma forma, posso ser útil, deixa-me satisfeito. Entusiasmo ainda nao me faltou. De resto, não há polémica aqui, há só má informação.

Anónimo disse...

boa tarde, lauro antónio. foi com grande surpresa que li os amáveis comentários que fez no meu blog. é com emoção que venho agradecer-lhe. fico feliz por ter despertado a atenção de um conhecedor. aliás, ter estado em famalicão só me fez bem. escrevemos para nos ligarmos e quando a ligação acontece desta forma, é realmente bom. não tenho como lhe agradecer. espero fazer por merecer o estímulo que me deu. há incentivos maiores. palavras de força que não se esquecem. as suas ficam valiodamente guardadas. fica a minha gratidão e uma vénia pela sua atenção comigo. que deus ou o universo que proporcionem em paz, saúde e alegria, o bem que me fez. beijinho muito grande. até breve *

Lauro António disse...

Alice: oh, mulher, que é isso? Grato por tudo, mas tudo é excessivo. Continue a escrever, que só lhe faz bem a si e a nós. Um beijo.

Anónimo disse...

errata: valiosamente *

boa noite, lauro antónio. abraço.

Anónimo disse...

fala-se mal do "concurso" Grandes Portugueses e depois faz-se destas...

mais palavras para quê?

Lauro António disse...

Anónimo, quem és tu? Ninguém?
Anónimo, que queres tu dizer que te não compreendo?
Anónimo, e se passares a ter nome, blogue e cara?
Aprendeste com a PIDE a esconder o rosto? Há salazaristas em todo o lado, é uma pena! Se houvesse dignidade e vergonha na cara, não havia tantos cobardes sem nome. Que nem se sabe muito bem o que querem: chatear?

Anónimo disse...

muito bonito o que escreveu. bem haja. muito obrigada e um beijinho.

Anónimo disse...

Cheguei aqui depois de ler os seus comentários à Alice... não podia ir-me sem deixar as felicitações e sem dizer que concordo com as classificações. De facto o Piano da Isabel Mendes Ferreira é arte na forma de blog.
Tambem gosto muito do Intruso e da Bandida.
Não posso deixar de dizer que alguns de muita importância ficaram esquecidos e o da Alice A tradução da memória é um deles.

É bom ver que a importância deste universo vai crescendo pois aqui surpreendentemente encontrei escritores, poetas, fotógrafos, cineastas, criticos, amantes da escrita, do cinema, da música, da fotografia e da arte em geral.

Tenho pena que anónimos façam comentários como aquele que acabei de ler aqui.
O comentário é triste mas mais triste é a cobardia de não ser identificado.

Por certo alguém irado por não ter sido nomeado.
Talvez um dia o seja quando entender que os blogues servam para dar aos outros o que temos dentro de nós e não para receber prémios... o prémio é apenas um sinal de apreço pelo que demos.

Parabéns e até breve.

Pedro Duarte disse...

Existe 1 gafe no nome do blog de cinema "Play It Againt" : é "Play It Again" :)

cumprimentos

Susana Fonseca disse...

Acima de tudo parabéns pela iniciativa, que só pode dar bons frutos e não creio que mereça qualquer tipo de crítica. Tive pena de não ter estado presente, mas espero numa próxima vez fazê-lo.

Cumprimentos

inêsgens disse...

Acabei por não poder estar presente no encontro. Espero poder fazê-lo no próximo ano.
Acima de tudo, parabéns pela iniciativa!
Aproveito para vos convidar a darem um salto a http://elitecriativa.wordpress.com

Cumprimentos!