Um feliz acaso coloca-me Siza Vieira, o mestre da arquitectura portuguesa, na frente de algumas serigrafias de Le Corbusier, na exposição do CCB. Chamo-lhe “um encontro de mestres” e ele sorri. Chama-me para junto de si e começa a explicar-me a génese de algumas obras ali expostas, nomeadamente do “poema sobre o lado direito” e acho que não poderia ter encontrado melhor altura para visitar esta exposição. “Vim hoje a correr. Quase perdia a exposição”, diz-me. (A exposição fecha domingo, 17, para os interessados). Na verdade uma oportunidade a não perder. Conhecia de Le Corbusier o mais sabido por todos, sobretudo alguma arquitectura. Desconhecia muito dos seus desenhos, pinturas, tapeçarias, móveis, esculturas, design, etc. Desconhecia igualmente que, para lá de um arquitecto que tinha influenciado toda a arquitectura posterior (sim, a influência de Le Corbusier em Siza Vieira é manifesta, bem como no brasileiro Óscar Niemeyer), Le Corbusier era um humanista que tinha pensado e repensando a arquitectura dando-lhe um rosto humano, colocando-a ao serviço do homem, despojando-a de tudo o que pareceria excessivo, tornando-a brilhante de luz e de beleza. Conferindo prazer ao acto de habitar. Escreveu, polemizou, cruzou a vida com outros génios das artes, viajou pelo mundo todo e deixou-se impregnar pelo que viu e viveu, no Brasil, na Índia, em Nova Iorque, em Moscovo, pela Europa. Publicou muitos trabalhos na revista “L'Esprit Nouveau” (O Espírito Novo) e na obra “Por uma Arquitetura”, editada no início dos anos de 1920, defendeu “o purismo” na arquitectura e lançou as bases de “um modernismo racionalista.” Um mestre não isento de polémicas: apontado como egoísta, foi muito atacado por ter colaborado com o governo de Vichy durante a ocupação nazi e voltou a ser muito criticado quando do seu comportamento aquando do projecto de Niemeyer para o edifício das Nações Unidas. Muito de tudo isto está patente nesta bela exposição que se instalou no CCB, via Joe Berardo. A exposição, projectada pelo norte-americano Frank O. Gehry, foi inicialmente organizada pelo museu Vitra Design para comemorar os 120 anos do homem que revolucionou a arquitectura do século XX. A entrada é gratuita e centenas de pessoas percorrem os caminhos de Charles-Édouard Jeanneret, mais conhecido como Le Corbusier (La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de 1887- Roquebrune-Cap-Martin, 27 de Agosto de 1965).
Ha 3 dias apenas estive em La Chaux de Fonds, no noroeste da Suiça; hei-de mostrar-te fotos da primeira casa desenhada por Le Corbusier - em 1912, uma casa destinada a servir de residencia aos seus pais. Chama-se La Maison Blanche, fica numa colina entre arvores centenarias; e é sobria e luminosa. Mas gostaria de ouvir as apreciaçoes do Siza..., que privilégio, Lauro!
"América, América, Para onde vais?" Ciclo de filmes comentados sobre a América. Todas as quartas-feiras pelas 17, 30 horas. Reitoria da Universidade de Lisboa. Entrada Livre
O ACTOR, Masterclass de História do Cinema
Oeiras, durante 2017, Galerias Alto da Barra, Auditório Municipal Maestra César Batalha, Terças-feiras, 16, 30 horas, Entrada Livre.
GRANDES CÓMICOS, GRANDES COMÉDIAS
Masterclass a decorrer no Forum Luísa Todi, em Setúbal, durante 2017, às segundas-feiras, .pelas 21 horas.
FILME NEGRO E DIREITO PENAL
Pós Graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
NEORREALISMO
Masterclass no Museu do Neorrealismo em Vila Franca de Xira
Nos blogues por mim assinados, todos os comentários serão publicados, desde que devidamente assinados. Comentários anónimos que não firam susceptibilidades, podem ser publicados. Comentários insultuosos, para o autor ou para quem quer que seja, a sua publicação só será ponderada (dependendo dos termos), desde que assinados e com origem num blogue devidamente credenciado há tempo suficiente. Ou seja: só toca viola quem tiver unhas, só se publicam comentários de quem tiver um rosto e a coragem para o assumir. Tal como o autor deste blogue o faz. Sem mais…
ÉPOCA DE OURO DO CINEMA AMERICANO
Novo livro saído em 2015. Ed. Câmara de Oeiras.
A IDADE DE OURO DO CINEMA ITALIANO
Novo livro saído em 2015. Ed. Câmara de Oeiras.
O CASTELO EM IMAGENS 2015
Portel, 17-23 DE MAIO 2015
MASTERCLASS: A ACTRIZ, ARTE E SEDUÇÃO
OEIRAS, 2015
O MELHOR DO CINEMA INGLÊS (1935-2000)
Masterclass, Oeiras, 2014
CINEMA AMERICANO (1930-1960)
Masterclass, Forum Luísa Todi, Setúbal, 2014
DUAS CRISES EM CONFRONTO
Na Reitoria da Universidade de Lisboa, 2013
Masterclass: CINEMA ITALIANO
Galerias Alto da Barra Oeiras
Masterclass: OS MISERÁVEIS NO CINEMA
Biblioteca Museu República e Resistência
O CASTELO EM IMAGENS
Portel, de 20 a 26 de Maio 2012
OS CINEMAS DA EUROPA
Um novo livro. Lançamento a 12 de Junho em Oeiras. No Auditório César Batallha, Galerias Alto da Barra, pelas 19 horas.
Portel, de 11 a 16 de Maio 2009 Clikar na imagem para ver programação
PORTEL: O CASTELO EM IMAGENS
Entre 5 e 10 de Maio
FAMAFEST 2011
Anulada a edição de 2011
FAMAFEST 2010
Famalicão de 13 a 20 de Março de 2010
FAMAFEST 2010
OBRAS A CONCURSO DA PALAVRA À IMAGEM DRÁCULA E DEMAIS VAMPIROS SHERLOCK HOLMES NO CINEMA HOMENAGENS A: J.D. SALINGER ALBERT CAMUS RAUL SOLNADO ROSA LOBATO FARIA
CONCERTO COM CARMINHO ABRE TEATRO: AS VAMPIRAS LÉSBICAS DE SODOMA, ENCERRA
FAMAFEST 2010
As novidades do novo Famafest
O FAMAFEST NO FACEBOOK
Cinema e Literatura
CENTENÁRIO EDGAR ALLAN POE
trabalhando para celebração no Famafest 2009
FAMAFEST 2009
HOMENAGEM A ALEXANDER SOLJENÍTSIN CENTENÁRIO DE EDGAR ALLAN POE
CICLO YUKIO MISHIMA MACHADO DE ASSIS NO CINEMA BOB WILSON / PETER BROOK (FICAP) OBRAS A CONCURSO e muito mais
2 comentários:
Que tenha um dia feliz são os votos do Luis Silva para si neste dia de anos. Um abraço serrano e muitos PARABÉNS!!!
Ha 3 dias apenas estive em La Chaux de Fonds, no noroeste da Suiça; hei-de mostrar-te fotos da primeira casa desenhada por Le Corbusier - em 1912, uma casa destinada a servir de residencia aos seus pais. Chama-se La Maison Blanche, fica numa colina entre arvores centenarias; e é sobria e luminosa. Mas gostaria de ouvir as apreciaçoes do Siza..., que privilégio, Lauro!
bj e ... parabéns pela enésima vez :)
Enviar um comentário