sexta-feira, fevereiro 06, 2009

PROPAGANDA ENGANOSA


UM CARTAZ VERGONHOSO
Para falar honestamente não sei em que medida José Sócrates interveio no Caso Freeport e agradeço que o mais rapidamente possível se dissipem as dúvidas. As minhas e as de todos os portugueses. Creio, por que um homem que aspira ao cargo de Primeiro-ministro não se iria meter em alhadas destas meses antes, mas espero para ver.
Acontece que, enquanto espero para ver o resultado das investigações policiais, não há acusados nem réus. Por isso, para mim, e para qualquer pessoa bem intencionada, ninguém é culpado até prova em contrário. Seja de que partido for, seja de que cor seja.
A política do vale tudo é verdadeiramente nojenta. É o caso deste “outdoor” imaginado pela Juventude Social-democrata de Setúbal, onde se diz, em letras garrafais, que Sócrates mente, e depois, lá em cima, em letras miudinhas, se diz que prometeu 150.000 novos empregos. Acontece que todos sabem que Sócrates prometeu algo numa época em que não existia a crise que se abateu sobre TODO o mundo. Por isso não se lhe devem imputar essas culpas (outras haverá, como por exemplo a muito recente ideia peregrina de sugerir trabalho gracioso a professores reformados, sobretudo NESTE ALTURA do campeonato). Mas o mais grave não é isso. O mais grave é aproveitar, de uma forma totalmente despudorada, o caso Freeport para passar a mensagem que “Sócrates mente” (ou tal como lá está escrito: “Ainda acredita?”, com a imagem do nariz do “Pinócrates”).
Há atitudes que só se podem voltar contra quem as pratica. Esta é uma delas. Ainda haverá gente de bem e com princípios no PSD? Claro que há. Por que actuam?

8 comentários:

casa de passe disse...

Sr. Lauro António, sou uma mulher do povo e a minha cultura é muito pouca. Concordo, bem ou mal, com o que aqui disse, excepto numa coisa:

É sabido que as pessoas quando vão para a reforma, muitas vezes, no sistema de voluntariado procuram actividades onde ocupem o seu tempo, muitas vezes actividades essas para as quais não são as pessoas mais capacitadas. Assi, não vejo qual seja o mal em "sugerir trabalho gracioso a professores reformados" sendo isso da parte deles absolutamente voluntário.

Eu sei que sou uma pessoa muito menos culta que tanta gente que para aí anda a dizer mal por tudo e por nada. Dizem mal por que lhes convém, pois até o PSD nos princípios deste governo PS concordava muito com as resoluções tomadas, mas agora como quer poleiro está do contra em "tudo" pois aproximam-se as eleições. Assim apoia todas as manifs, mesmo que sejam descabidas.

Voltando aos profs. porque não fazerem voluntariado em lugar de ficarem aborrecidos sem saberem o que fazer? Como eu sei de muitos reformados que se sentem melhor a partir da altura em que começam com uma ocupação.

Desculper sr. Lauro António o tempo que lhe tomei. Apareça por lá sempre que queira, às vezes faço um arrozinho doce que é, todos mo gabam, uma especialidade.

Adeus, deixo-lhe um beijo e, não tenha receio, sou uma pessoa muito asseada e não tenho doenças.

Alice, a Fininha

Lauro António disse...

Cara Alice, a Fininha,
Não digo que não seja uma boa ideia, e muitos reformados preferem ter algo a fazer (mesmo gratuito) do que arrastarem-se sem saber o que fazer. Mas a altura em que a medida foi anunciada foi totalmente contraproducente.
De resto, apareça sempre, com arroz ou sem ele, e não se preocupe com as doenças. Todos sabem que essa "casa" é de uma limpeza a toda a prova.

Filipe Machado disse...

Aonde o nosso país chegou... Uma autêntica vergonha...

Frioleiras disse...

vivemos num mundo tremendo...
concordo, em absoluto contigo e digo:
eu que não votei Socrates, se HOJE fossem as eleições era nele que votaria....

Lauro António disse...

Cara Frioleiras, ai está. às vezes o feitiço volta-se contra o feiticeiro Quando este é tão mau como fica demonstrado.

A. Moura Pinto disse...

Caro Lauro António
A questão do voluntariado está em parte corrigida nos comentários.
De qq modo, convém que se diga que isso é uma iniciativa dos professores reformados. E louvável, claro.
Oportuna politicamente, quando a Fenprof se "lamenta" da saída de tantos (?) descontentes com a política do ME.
Quem quer voltar à escola, nesta situação de reformado, vai certamente com o espírito de bem servir, de ser útil.
Havendo - e há - tarefas que lhes caem bem, melhor é nem se perder tempo.
Dá-se seguimento a uma postura de cidadania e responde-se politicamente a quem se "lamenta" da saída dos mais capazes.
Por isso, eu comentei na altura assim
http://azereiro.blogspot.com/2009/02/fenprof-coerencias.html

Um abraço

Frioleiras disse...

desligo-me............
desdigo-me,



absolutamente...

do que disse...................

(cansei-me
absolutamente...)

Anónimo disse...

Realmente vergonhoso. Só comparável ao que o PC e o PS fizeram em finais dos anos 70 a Sá Carneiro, com cartazes idênticos. Mário Soares até aproveitou a situação sentimental de Sá Carneiro para num comício dizer aos presentes "Todos sabem quem é a minha mulher: está ali sentada. Quem é a mulher do dr. Sá Carneiro?" É realmente lamentável quando se aproveita a vida pessoal para se fazerem críticas de teor político...