domingo, abril 11, 2010

PRÉMIOS DE TELEVISÃO 2009



Prémios "TV7 Dias" de Televisão 2009

A revista “TV 7 Dias”, do grupo Impala, inaugurou os “Prémios TV7 Dias de Televisão”, para sublinhar a importância da televisão que se faz em Portugal e o trabalho dos seus melhores artífices. A cerimónia da entrega desses galardões realizou-se na passada quinta-feira, dia 8, no Teatro Politeama.
A ideia foi ensanduichar “A Gaiola das Loucas”, que ali se apresenta todas as noites, com três momentos de anúncio dos nomeados e proclamação dos vencedores, apresentados, um por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, a abrir, outro por Vanessa Oliveira e Daniel Oliveira, no intervalo, e, outro, a fechar, por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. A cerimónia correu bem, foi divertida e bem disposta, contou com a presença de muitos profissionais dos vários canais abertos a operar em Portugal, mas foi muito longa. Algo a rever no futuro, obviamente.

Os vencedores dos "I Prémios TV7 Dias de Televisão" foram:

Entretenimento:
Melhor programa: Ídolos (SIC)
Melhor talk-show: Você na TV! (TVI)
Melhor apresentadora: Júlia Pinheiro (TVI)
Melhor apresentador: José Carlos Malato (RTP)

Humor:
Melhor programa: Gato Fedorento- Esmiúça os Sufrágios (SIC)
Melhor actriz/ humorista: Maria Vieira (RTP)
Melhor actor/ humorista: Ricardo Araújo Pereira (SIC)

Informação:
Melhor programa: Grande Entrevista (RTP)
Melhor reportagem/ documentário: Infância Traficada (TVI)
Melhor jornalista/ apresentadora: Clara de Sousa (SIC)
Melhor jornalista/ apresentador: José Rodrigues dos Santos (RTP)
Melhor comentador: Marcelo Rebelo de Sousa (RTP)

Séries:
Melhor série: Conta-me Como Foi (RTP)
Melhor série infanto-juvenil: Morangos com Açúcar VII (TVI)
Melhor actriz: Benedita Pereira (TVI)
Melhor actor: Miguel Guilherme (RTP)

Telenovelas:
Melhor telenovela: Deixa que te Leve (TVI)
Melhor actriz: Margarida Marinho (TVI)
Melhor actor: Nicolau Breyner (TVI)
Melhor actriz secundária: Maria João Luís (TVI)
Melhor actor secundário: André Nunes (TVI)
Melhor música de genérico: Mais um Dia,Meu Amor, TVI)

Outras categorias:
Melhor programa cultural: 35 MM (SIC Notícias)
Melhor programa desportivo: Liga dos Últimos (RTP)
Melhor programa social: Alta Definição (SIC)

Troféu Memória: Raul Solnado
Troféu Prestígio: Júlio Isidro
Troféu Carreira: Herman José

Vistos os premiados, pouco haverá a dizer ou desizer. Em cada categoria havia três nomeados por um júri de gente ligada à televisão e à Impala, e dentre os nomeados o público votou. Votou, está votado.
São estes os melhores em todas as categorias? Quem sou eu para me opor a uma votação, que tem todos os riscos inerentes ao sistema. Mas uma coisa vos posso garantir: ganhar a estatueta numa categoria qualquer não quer dizer que se seja bom, pode ser-se apenas o melhor ou, por outras palavras, o menos mau no grupo em questão.
A televisão em Portugal não está assim de tão boa saúde, mas há que reconhecer, por outro lado, que há muitos prémios merecidos, e que a organização de um evento como este se justifica inteiramente. Mas entregue nas mãos de alguém ou de uma entidade que não tenha nada a ver com nenhum dos canais em disputa. Como agora se verificou.
Por favor não voltem à velha fórmula que era uma estação atribuir a si a maioria dos prémios e querer passar por muito idónea e justa.
Mas já há ameaças no horizonte. Já houve quem dissesse, julgo que de boa fé, que “os canais se tinham de reunir e falarem entre si para voltarem a estarem na iniciativa”.
Acho muito bem: transmitindo em directo esta cerimónia da “TV 7 Dias”. Para não melindrar ninguém até ofereço um alvitre: cada canal transmite um ano, e sorteiam a ordem. Mas, por favor, não se voltem a intrometer numa atribuição que tem de ter o máximo de transparência e honestidade. Como em muitas outras organizações, aqui não basta sê-lo, é preciso sê-lo e parecê-lo também.
Veja Aqui imagens da festa

1 comentário:

Anónimo disse...

A nossa tv sofre de problemas 1º o servço público prestado pela RTP não é o mais adequado e ás vezes governamentalizado, 2º o excesso de novelas dos canais privados e 3º o desporto em Portugal em sinal aberto é futebol e o resto infelizmente é paisagem(excepto por altura dos Jogos Olímpicos).