segunda-feira, junho 13, 2011

AS MARCHAS POPULARES DE LISBOA 2011

:
 ALTO DO PINA É QUE É!
 A marcha do Alto do Pina venceu as Marchas Populares de Lisboa com 152 pontos, seguida de Alfama (150) e da Madragoa (143), informou hoje a organização. Mas muitas outras marchas marcharam a preceito, numa demonstração cabal da força mobilizadora desta iniciativa que transformou a Avenida da Liberdade num enorme "marchodromo" onde se apinhavam milhares de pessoas a deslumbrarem-se com o garrido das cores e dos sons, e a torcerem pela marcha do seu bairro:

A MINHA MARCHA É LINDA!
  
Nas classificações por categoria, a marcha do Alto do Pina venceu ainda o melhor desfile na Avenida da Liberdade e, juntamente com as marchas de Alfama e da Mouraria (14.º), o melhor figurino, informa, em comunicado, a empresa municipal responsável pela animação cultural da cidade.
A marcha do Beato, que ficou em 8.º lugar na classificação geral, venceu na categoria de melhor coreografia, enquanto Alfama e Castelo (5.º lugar) tiveram a melhor cenografia. A melhor letra foi para a marcha do Bairro Alto (7.º lugar) enquanto a marcha da Bica (6.º lugar) venceu na categoria de melhor composição original e, juntamente com a marcha da Madragoa, na de melhor musicalidade.
Na classificação geral, a marcha de Marvila ficou em 4.º lugar, S.Vicente no 9.º, Graça no 10.º, Carnide no 11.º, Campolide no 12.º, Alcântara e Santa Engrácia no 13.º, Olivais no 15.º, Penha de França e Belém no 16.º, Bela Flor no 17.º e Baixa no 18.º.
As 20 marchas a concurso, da Baixa, Beato, Belém, Campolide, Marvila, Castelo, Mouraria, Penha de França, Graça, Carnide, Santa Engrácia, Bairro Alto, Bica, Olivais, São Vicente, Madragoa, Bela Flor, Alto do Pina, Alfama e Alcântara, competiram entre si para eleger o melhor desfile da cidade.
Pela avenida passaram também, fora de concurso, as marchas dos Mercados e Infantil, organizada pela Voz do Operário. Uma marcha marroquina foi a convidada da noite, introduzindo algum exotismo.  
 Houve quem rodasse um documentário sobre a Marcha de Campolide. Boa sorte!
E quem tivesse a coragem de carregar com arco, sem balão.
(as fotos são da autoria de MEC, de um fotógrafo de uma marca de café e do próprio. agradecido.)