quarta-feira, junho 05, 2013

OEIRAS HOMENAGEIA

Dia do Município de Oeiras – 7 de Junho 
 
Data Início:
07-06-2013 
Data Fim:
07-06-2013 

Local:
Vários Locais no Concelho de Oeiras 


Outras
Informações:
Celebrado com três inaugurações  

O Dia do Município de Oeiras, 7 de junho, é este ano celebrado com três inaugurações (Adega do Palácio do Marquês, Monumento de Homenagem à Paz e à Concórdia entre os Povos e Hotel Vila Galé – Collection), o lançamento de um livro e a Sessão Solene, a qual é antecedida pelo Hastear das bandeiras e uma Missa Solene.
Na Sessão Solene, liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vista, são atribuídas Medalhas de Mérito Municipal a cidadãos e a entidades que se tenham destacado e contribuído para tornar Oeiras num Município de excelência.
Lauro António, Maria do Rosário Carneiro, Álvaro Santos, Coronel José Ataíde Montez, Esmeralda Amoedo e General Carlos Manuel Mourato Nunes, são algumas das individualidades homenageadas nesta cerimónia, que tem lugar às 11H00, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras. Refira-se também a distinção a algumas empresas e associações sedeadas no concelho, tais como a Impresa, o Atelier de Construção de Guitarra Portuguesa Cooperativa Nova Morada, a Associação Apoio e a Associação Coração Amarelo, entre outras.
A inauguração da Adega do Palácio Marquês de Pombal, que inclui o lançamento do livro “Memórias da Linha de cascais, está marcada para as 13H00.
A primeira inauguração da tarde é a do Monumento de Homenagem à Paz e à Concórdia entre os Povos, às 16H00, na Av. Duque de Loulé, em Linda-a-Velha.
Refira-se que a criação deste Monumento, na sequência de uma solicitação da Embaixada da Turquia, resulta do facto da Câmara Municipal de Oeiras ter decidido associar-se à celebração do triste acontecimento ocorrido em 7 de Junho de 1985, em Linda-a-Velha, com um atentado a dois Diplomatas Turcos residentes naquela localidade. Entendeu todavia esta Autarquia que, mais do que homenagear os representantes da embaixada Turca assassinados no nosso país deveria ser evocada, através da colocação de um monumento, a Paz e a Concórdia entre os Povos. Aliando-se também à iniciativa, o Mestre Francisco Simões concebeu de forma graciosa, um conjunto escultórico para assinalar a efeméride.
O programa oficial do Dia do Município encerra com a inauguração do Hotel Vila Galé – Collection, às 17H30, em Paço de Arcos.

PROGRAMA:
09H30 – Hastear das Bandeiras | frente aos Paços do Concelho
10H00 – Missa Solene | Igreja Matriz de Oeiras
11H00 – Sessão Solene Comemorativa do Dia do Município, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, Oeiras
13H00 – Inauguração da Adega do Palácio Marquês de Pombal, Oeiras
                 Com lançamento da reedição do livro “Memórias da Linha de Cascais”
16H00 – Inauguração do Monumento de Homenagem à Paz e à Concórdia entre os Povos, na Av. Duque de Loulé,   
                 em   Linda-a-Velha
17H30 – Inauguração do Hotel Vila Galé Collection | Paço de Arcos
Informação também disponível no facebook do Município de Oeiras

Sem comentários: