sexta-feira, agosto 11, 2006

NOVO MUSICAL DE LA FÉRIA


"MÚSICA NO CORAÇÃO"
NO CINEMA
NO TEATRO


NO TEATRO (2)
PROXIMAMENTE (SETEMBRO)
NO TEATRO POLITEAMA

“Música no Coração” é, seguramente, um dos mais célebres musicais de toda a história do teatro e do cinema musicais. O seu êxito triunfal em (quase) todas as temporadas teatrais e o seu apoteótico sucesso nas salas de cinema, a quando da estreia do filme assinado por Robert Wise, que esteve em Lisboa, quase dois anos consecutivos no Tivoli, com sessões esgotadas e espectadores que repetiam a sua visão vezes sem conta, não termina de surpreender tudo e todos. A odisseia sentimental e bélica da famosa família Von Trapp vai figurar na memória de qualquer espectador medianamente atento ao que se passa no mundo. Ninguém se pode furtar a mais uma “Música no Coração” num qualquer canal de televisão na quadra no Natal, ninguém passa por Londres ou Nova Iorque sem se confrontar com uma nova encenação do êxito de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein III. Ninguém se furta ao fascínio de um novo lançamento em DVD (com dezenas e dezenas de extras, a explicar como foi o que foi), e ninguém pode negar a genialidade de Robert Wise a conduzir este filme, muito embora muitos possam não suportar o tom algo lamechas e o peso de um argumento que, não sendo convencional, acaba por não se furtar a todos os rodriguinhos do melodrama musical.
Acontece que revisto agora, o que sobressai é realmente a portentosa realização de um mestre, Roberto Wise. A sua relação com os cenários, a forma como enquadra, como movimenta a câmara, como dirige os actores, como se serve da sumptuosa paisagem, como estabelece a relação entre as personagens no interior de um mesmo plano (como realiza a mise-en-scéne, em suma) é realmente brilhante. Depois a história por vezes arrasta-se nalguns convencionalismos escusados. Mas a verdade é que o filme sobrevive, e sobrevive bem.
Agora anuncia-se a versão teatral portuguesa, com a assinatura de Filipe La Féria, com Lúcia Moniz e Anabela a alternarem no papel de “A Noviça Rebelde” (título do filme no Brasil). Em Setembro, no Teatro Politeama. Lá estaremos.

Sem comentários: