quarta-feira, setembro 13, 2006

UM BLOG (POR DIA) PARA VISITAR (27)


"O LEÃO DA ESTRELA"

Durante alguns anos mantive no jornal "A Bola", uma página de cinema a que dei o título "O Leão das Estrelas" (uma rincadeira com o nome do filme de Arthur Duarte, mesclando-o com as estrelas que a crítica costuma atribuir aos filmes). Hoje, chamo a atenção, sobretudo dos sportinguistas que me lêem, para um blog de um sportinguista chamado "O Leão da Estrela" e que, dentro dos blogs de adeptos, com o fanatismo sadio inerente a estas coisas, sem as quais nada disto tem graça, se me afigura um blog obviamente apaixonado, muito bem informado sobre o futebol sportinguista, bem documentado, e sem a grosseria e a malidicência baixa de tantos e tantos adeptos de todos os clubes do mundo. Ora se o fanatismo (sadio) tem de existir, é bom que ele coexista com civilidade e cumplicidade. Sem adversários não haverá competição, sem competição não haverá gozo, nem paixão, nem fanatismo (sadio). Sem adversários eu não roeria as unhas sempre que o SCP joga. Os adversários são essenciais e devem-se respeitar. Podemos dar e receber alfinetadas, o que é sádio e pode ser um exercício de inteligência, de humor, de sensibilidade, de observação. Mas nunca ofender ou vilipendiar de forma primária e estúpida. (Eu sei que é dificil contermo-nos se formos, por exemplo, do Beira Mar e apanharmos pela frente com uma arbitragem como aquela do jogo em Leiria!). Mas não estamos na Idade da Pedra. (Nós não, mas alguns árbitros e muitos dirigentes, sim). "O Leão da Estrela" parece um bom exemplo desse tipo de trabalho devotamente apaixonado, mas equilibrado, correcto, inteligente. Um blog jovem (com apenas dois meses), mas com muito trabalho já feito, e uma excelente fonte de informação e de "linkagem" (jornais, blogs, sites, instituições, foruns, etc.).
Aqui fica um exemplo de um bom texto, aparecido logo a seguir ao término do jogo Sporting-Inter, que o autor teve a amabilidade de vir colocar como comentário ao meu Viva o SCP!.



SCP, 1 - INTER DE MILÃO, 0 Leõezinhos à solta
Confesso que não estava à espera de uma vitória sobre o poderoso Inter de Milão. Por várias razões. O Sporting é uma equipa jovem e sem grande experiência internacional ao mais alto nível e apresentava-se desfalcado de jogadores nucleares na zona central do campo. A repetição do 0-0 do jogo da pré-temporada já seria, por isso, "um bom resultado". Mas os 90 minutos de um jogo intenso e disputado a grande ritmo revelaram um Sporting quase perfeito, a jogar um futebol total, atacando e defendendo em bloco, um Sporting combativo, competitivo e harmonioso, capaz de justificar a vitória por 1-0, conquistada através de um golo estupendo de Marco Caneira. A partir de hoje, há leõezinhos à solta na Europa do futebol. A partir de hoje, os holofotes do futebol internacional voltam-se para Lisboa e Alcochete. Importa não perder o pé e continuar a trabalhar com afinco e humildade. Importa interpretar correctamente o discurso sereno e realista do treinador Paulo Bento, interiorizando as ideias centrais. Afinal, o Sporting tem seis pontos da Superliga e três pontos na Liga dos Campeões, mas ainda não ganhou nada. Um discurso talvez pouco adequado a uma noite de glória como esta, tal a valia e o poder do adversário italiano que hoje caiu em Alvalade. Mas um discurso cem por cento certo para que a equipa leonina continue com os pés assentes no chão, semeando qualidade e profissionalismo por essa Europa fora e demonstrando que o futebol português que acontece dentro das quatro linhas não tem nada a ver com quem o dirige e o regula fora delas.
Quarta-feira, Setembro 13, 2006 12:50:22 AM

3 comentários:

Hugo disse...

Até eu que não sou adepto do SCP gritei GOLO!

Grande, grande Jogo!

inominável disse...

não seria (27)? eu e estes perfeccionismos... :) Mas para quem visita o blogue ajuda visualmente...

Anónimo disse...

tens toda a razão. Já rectifiquei. Obrigado. Um beijo. Inominável. LA