sexta-feira, novembro 17, 2006

BLOGUES DE CINEMA

1º ENCONTRO NACIONAL

DE BLOGUES DE CINEMA

Durante o recente Cine Eco, que terminou no fim de Outubro, na cidade de Seia, lancei a ideia de um Encontro Nacional de Blogues de Cinema (e mais genericamente de Cultura, que tenham uma forte componente Cinematográfica). Estavam presentes vários autores de blogues, e a iniciativa pareceu despertar muito interessante, tendo em conta vários aspectos:
- A crescente importância dos blogues na comunicação social contemporânea;
- A decisiva influência que os blogues podem ter na criação de uma verdadeira cultura cinematográfica – os blogues são locais privilegiados de criação crítica, de debate de ideias, com a característica de o serem de forma imediata e sem qualquer tipo de "edição" prévia a cargo de outrém, de censura, de manipulação;
- Os blogues podem, e devem, ter uma função informativa e divulgadora, com uma capacidade de interferência no real absolutamente única – uma notícia pode atingir milhares de leitores em minutos;

Posto isto, e tudo o mais que se poderá debater num Encontro Nacional, aberto a todos quantos queiram aparecer, começámos a idealizar um tempo e um espaço, e tudo se conjuga para que o I Encontro Nacional de Blogues de Cinema tenha lugar em Famalicão, durante o próximo "Famafest" (Cinema e Literatura), entre 9 e 17 de Março (o Encontro ocupará sexta, sábado e domingo, 9, 10 e 11). Os participantes terão direito a um livre transito para todo o festival, se assim pretenderem, e a organização do festival vai providenciar, junto de hotéis, residenciais e restaurantes para obter “preços módicos” para os inscritos. Para lá das sessões de trabalho e debate, o festival vai organizar sessões especiais com obras particulalmente dedicadas ao evento.

A reunião terá apenas um propósito: debater ideias e criar condições de uma maior eficácia de comunicação. Não será aceite qualquer tipo de condicionante, quer tenha a ver com sexo, idade, raça, credo político, religioso, estético, cinematográfico. Não será tolerada qualquer tipo de tentativa de manipulação dirigista. Uma voz, um blogue, uma possibilidade de expor as suas ideias. Não será tolerada qualquer tentativa de coarctar a liberdade individual, a não ser aquela que reponha a liberdade dos restantes, se ela estiver ameaçada. Nesta perspectiva, poderá sair deste primeiro encontro uma Associação Portuguesa de Blogues de Cinema (e afins), cuja regra número um terá de ser o escrupuloso respeito pela liberdade de pensar e de se expressar de cada associado.

Caros amigos, bloguistas de cinema (e afins): comecem a pensar na ideia e dar sugestões.
Por exemplo: sugestões de temas a debater nos quatro painéis que se anunciam.

Bloguistas de cinema: divulguem esta iniciativa entre amigos e outros bloguistas. Passem palavra e link este post para possível correspondência.

A trabalho que Março já está ali, ao dobrar da esquina.

31 comentários:

Anónimo disse...

Excelente ideia. Estarei presente certamente se a agenda assim o permitir. Em breve deixo cá algumas sugestões de debate, bem como algumas ideias para o encontro.

Boa iniciativa.

Os melhores cumprimentos.

Isabel Victor disse...

Belíssima ideia do Lauro António!

"Caros amigos, bloguistas de cinema (e afins)"

Estes " e afins" poderão também ser os museoblogues que estão agora a nascer e a trazer para a ribalta bloguista o universo museológico contemporâneo - mais sedutor, comunicativo e inclusivo.

Vou já alertar os "afins" e outros que tais !

Anónimo disse...

Uma boa ideia! Mas acima de tudo este é um encontro organizado por alguém que ama o cinema e que todos conhecemos. Por isso vale a pena, começar a pensar nos temas. Irei dando notícias e farei a devida divulgação no meu blog de cinema.

nnannarella disse...

_______________
Cheguei directamente do Piano Mendes Ferreira.

Ideia muito estimulante!
Até porque em Famalicão se come muto muto muto bem.
E o belo Porto ali tão perto.
E cinema e literatura...
E Março.

Bem... bom dia!

Francisco Mendes disse...

Março é sempre um mês complicado, mas tentarei aparecer. É uma iniciatica maravilhosa de interacção cultural.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Lá tentarei estar. Dependo sempre da agenda mas vou tentar não faltar. A ideia é boa e uma das lacunas em portugal é exactamente a informação e sentido critico para as artes (afins).

Só que não tenho blogue... Risos

Mas há ideia acrescento comentários! Pode não ser mau, pode ser uma desgraça, mas será sempre divertido...Risos

Joaquim Pavão

Lauro António disse...

dermot disse:
Acho que é uma excelente iniciativa.
Pessoalmente, gostaria muito de ir, até porque o Famafest também me desperta muita curiosidade. Mas só mais junto da data poderei dar uma resposta definitva.

Lauro António disse...

dermot vem de "Royale With Cheese"
http://cinephilus.blogspot.com/

Lauro António disse...

Isabel Victor: olá, Claro que os museus também podem aparecer. Serão sempre bem vindos, com uma participação que pode ter a ver com blogues e cinema. Até vos pode dar ideia para um futuro encontro na Vossa área. Um abraço e nao fuja, Vá aparecendo.

Todos os outros: Obrigado pela reacção. Não deixem esmorecer a ideia. Preciso de voluntários de Norte a Sul. Já tenho alguns no Sul. Faltam-me no Norte. LA

Anónimo disse...

Infelizmente o facto de ser no norte dificulta a possibilidade de me poder deslocar até lá... Mas para uma óptima iniciativa, espero que futuramente organizem cá em Lisboa (ou mais perto). Aí seguramente que marcarei presença.

Anónimo disse...

Grande L.A... É sem dúvida uma excelente iniciativa... e tal como os demais, terei todo o gosto em estar presente se a agenda mo permitir (ainda falta um bocadinho...)

Lauro António disse...

Obrigado pelo apoio a todos, e um beijo especial (percebem a quem?). Vem va.va.diar. Espero-te no local e na hora do costume.lol

Flávio disse...

A ideia é excelente. Gostaria de participar, espero não fazer má figura com o meu modesto blogue A Bomba. Agradecia ao Lauro António que fosse deixando mais pormenores sobre o evento: objectivos, forma de inscrição e participação, horários e por aí fora.

Já agora, aproveito também para agradecer a magnífica experiência que nos proporcionou com o workshop sobre o Griffith na BMRR.

Flávio Sousa

www.a-bomba.blogspot.com

isabel mendes ferreira disse...

bingo!!!!!!!!!!!!



va.va.diando....:)))))


_________________bruxo!!!!!!!!!!:))))quem diria?!!

beijo.

Unknown disse...

Excelente iniciativa! E agradeço pelo convite! Só tem um problema... eu moro no Brasil...
Até.

nnannarella disse...

_________________
Lauro:
está bem que muito seca, mas chamar-lhe louro (no piano) e mencionar os trailers foi uma brincadeira...:)

E agora sente-se, que vou fazer-lhe uma revelação, por causa de um parênteses que deixou nas costelas de adão, antes de seguir atrás de uns sons inconfundíveis...:)

Nnannarella era/é o petit nom que os italianos davam/dão à Anna Magnani. Ela é uma das minhas divas do cinema. Por acaso, a minha última diva (que estava) viva morreu em Abril passado. Alida Valli.

E pronto.
Obrigada.
Abraço acinefilado.:)

isabel mendes ferreira disse...

Voltei: é o Carlos Barradas!



_________ufa....
missão cumprida!!!!!!


beijo.

Lauro António disse...

Mais uma vez obrigado a todos/as. Agora não se esqueçam de votar.

Anónimo disse...

Excelente ideia. Gostaria muito de participar. Se tiver tempo, nessa altura, dou um salto até Famalicão de certeza.

merdinhas disse...

Março de 2007...

Quanto a sugestões vou pensar nisso.

Anónimo disse...

Em princípio, o CINERAMA estará presente. Mas uma confirmação segura só poderá ser feita mais perto da data.

Hasta y besos
R

Unknown disse...

Em principio também podem contar comigo.

Anónimo disse...

Iniciativa muito interessante!

Já divulguei no meu blogue.

Terei muito gosto em participar.

Obrigada, pela informação!

Cristina Garcia
Objectiva3.blogspot.com

Anónimo disse...

Iniciativa muito interessante!

Já divulguei no meu blogue!

Obrigada pela informação!

Terei muito gosto em participar!


Cristina Garcia ( objectiva 3)

Anónimo disse...

Atrasado na inscrição (aliás, espero não me estar a enganar no sítio!) mas isso dos atrasos e do hollywood.weblog.com.pt começa a ser imagem de marca lol (tristeza!)

um abraço gente, a gente vê-se em Março, espero ;)

Anónimo disse...

E, como é obvio, os meus parabens pela iniciativa ;)

Anónimo disse...

Ó IMF, essa do va.va.diar está bem vista. As subtilezas femininas são fantásticas. Um dias tomamos um café juntas por lá [é um compromisso!].

Lauro António, pode contar com a BlahBlahBlah e o TalvezTeEscreva lá no Encontro. Famalicão? Março? Entre Lemenhe e Silveiros, tenho raízes por aí :)

Nuno Pedro Fernandes disse...

Uma bela iniciativa à qual o Filmes Esquecidos e Outras Histórias se associa comorgulho e prazer. Vamos lá para a frente com isso que isto são ideias e iniciativas que não se devem perder!!!

Anónimo disse...

Lauro António, já deixei os meus dados por email mas deixo aqui também
Lou Camille
Nervus Lingualis
http://nervuslingualis.blogspot.com/

Anónimo disse...

Já agora também gostava de participar com o meu humilde blog:
nome: Atomo!
blog: Bitlogger!
url: http://bitlogger.blogspot.com/

Já agora deixo aqui os meus agradecimentos por esta iniciativa e um abraço de Nottingham

fcorado disse...

Finalmente cá estou para me associar ao Encontro! Lá estarei dando todo o apoio do costume e como sempre e ainda a participar no Encontro.
Beijos
FC