segunda-feira, dezembro 18, 2006

VIAGEM AO NORTE, 1

Incursão rápida por Famalicão e Porto
1. FAMAFEST

Em Famalicão, reunião para acertar datas e concretizar ideias relativas à próxima edição do Famafest 2007, IX Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Famalicão, dedicado a “Cinema e Literatura”, que este ano decorre entre 16 e 24 de Março, na Casa das Artes, sala 1 e 2, Auditório Municipal e Auditório da Casa de Camilo, em Ceide.
O Festival irá abrir com o 1º Encontro Nacional de Blogues de Cinema (e afins), no fim-de-semana de 16, 17 e 18. Durante o Encontro que terá vários debates, serão proclamados os eleitos como “Melhor Blogue Nacional de Cinema de 2006” e os “10 Melhores Filmes estreados em Portugal durante 2006” (ambas as eleições efectuadas entre blogues de cinema portugueses, e ambas para continuar anualmente). Durante este Encontro decorrerá paralelamente um “work shop” dedicado ao “Expressionismo” ou às “Vangardas dos Anos 20” (ambos os temas ainda em votação até final do ano de 2006, entre bloguistas de cinema – e afins!). (Nota: nesta altura vão à frente as “Vanguardas” por um voto, sendo esta uma votação cerradíssima; Griffith ficou irremediavelmente para trás).
Durante o Famafest 2007, haverá a tradicional secção de Obras a Concurso, todas elas inscritas no tema “Cinema e Literatura”, que serão analisadas por dois Júris, o Internacional e o da Juventude. Para lá dessa secção, outras haverá, paralelas, onde se podem ver filmes retirados de obras literárias, ciclos dedicados a Truman Capote e James Elroy, homenagens a Robert Altman, Mário Cesariny de Vasconcelos, Glenn Ford e Philippe Noiret, e muitas outras iniciativas. Como todos os anos, o Famafest homenageia escritores, actores e realizadores portugueses, cuja obra justifique essa menção. Este ano, os escolhidos são Simone de Oliveira, Joaquim Rosa, Manuela Maria, Carmen Dolores, Eduardo Prado Coelho e Mário Cláudio. Haverá ainda espectáculos a fechar e abrir o certame, que serão anunciados oportunamente.
Atenção bloguistas do meu País: alteração de datas do festival e do Encontro. Tomem nota.

Sem comentários: