domingo, março 16, 2008

FAMAFEST 2008: PRÉMIOS

Festival de Famalicão atribuiu
Grande Prémio ao filme
"Encontro com Milton Santos"

Encontro com Milton Santos- Grande Prémio

Famalicão, 15 Mar (Lusa) - O Júri Internacional do Famafest 2008, Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Vila Nova de Famalicão, atribuiu o Grande Prémio ao filme "Encontro com Milton Santos", de Sílvio Tendler, do Brasil, disse hoje à Lusa o responsável pela iniciativa.
O cineasta Lauro António adiantou ainda que "o filme, que versa a vida e obra de um dos mais importantes sociólogos brasileiros, aborda o tema da globalização e do seu impacto em países como o Brasil".
"Sílvio Tender já tinha feito parte do júri do Famafest e disse-me hoje que o prémio lhe abre portas para o documentarismo noutros países, nomeadamente na Europa", referiu.
Na opinião de Lauro António, "o Festival demonstrou que o documentarismo português, nomeadamente o ligado à literatura, atingiu um patamar de grande qualidade, que surpreendeu toda a gente, nomeadamente o presidente do júri o realizador português, Fernando Lopes".
Terra Sonâmbula - Grande Prémio da Lusofonia "Manoel de Oliveira"
O júri do Festival - que tem como tema o de "Cinema e Literatura" - entregou o Grande Prémio da Lusofonia, - que ostenta o nome de Manoel de Oliveira - ao filme "Terra Sonâmbula", de Teresa Pratas (Portugal), o Prémio "Ficção", a "Monsieur Max", de Gabriel Aghion (França), o de "Documentarismo" - ao conjunto das obras de António José de Almeida (Portugal), e o de "Ficção Jovem", a "Deus Não Quis", de António Ferreira (Portugal).
O júri é constituído por Fernando Lopes, realizador (presidente), Uxia Blanco, actriz (Espanha), Maria das Graças, actriz (Brasil), Anxo Santomil (director Cinemas Dixitais, Espanha), Otelo Saraiva de Carvalho, militar na reforma, Valter Hugo Mãe, escritor, e Filipa Macedo Baptista, antropóloga.
Monsieur Max -Grande Prémio do Juri da Juventude
Por seu lado - acrescentou -, o Júri da Juventude, constituído por Ana Bilbao, Andreia Saraiva, Carla Carvalho, Cátia Oliveira, Helder Magalhães, Helder Silva, Isabel Dias, Isabel Coelho, José Cardoso, Maria Marlene Campos e Sara Sampaio, alunos de escolas e universidades portuguesas no domínio do cinema e da comunicação social, atribuiu o Grande Prémio da Júri da Juventude, à película "Monsieur Max", de Gabriel Aghion (França), o de "Ficção", a "O Mistério da Estrada de Sintra", de Jorge Paixão da Costa (Portugal) o de "Documentarismo", ao filme "Encontro com Milton Santos", de Silvio Tendler (Brasil), e o de "Curta-metragem", à obra "Deus Não Quis", de António Ferreira (Portugal).
O Prémio Especial do Júri da Juventude distinguiu o conjunto das obras apresentadas pela produtora Panavídeo (Portugal).
Dos 35 filmes apresentados a concurso, dezanove eram de produção nacional, vindo as restantes películas da França, Brasil, Noruega, Estados Unidos, Egipto, Israel, Inglaterra, Índia, Bélgica, Moçambique e Canadá.
"Ao todo, durante os nove dias do Festival foram projectados mais de uma centena de filmes, em diversas salas de cinema, nomeadamente na Casa das Artes, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, e Centro de Estudos Camilianos, em Seide S. Miguel", adiantou o realizador.
O Festival, que decorreu entre 8 e 16 de Março, com entrada livre em todas as sessões, teve uma assistência de 17 mil pessoas.
Para 2009, e além de novos filmes e realizadores, está já a ser programada a realização de uma grande gala do cinema e do documentário.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. / 2008-03-15 20:40:01

8 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

Parabéns por mais um ano de Famafest!
Venha o próximo em grande força!

Espero poder estar mais por dentro do festival nos próximos tempos...

Grande abraço!
José Soares

Ana Paula Sena disse...

Muitos parabéns ao Famafest, seu director e toda a organização!
Muitos parabéns também aos premiados e a todos os participantes!
O espectáculo da Mariza foi inesquecível!
Obrigada. :)

valter hugo mãe disse...

ontem revi a «manhã submersa», que consegui comprar na fnac mais próxima de minha casa. de alguma forma, é difícil deixar o festival depois de uma semana tão intensa e gratificante. a «manhã submersa», lauro antónio, meu caro, é belíssima. dói pelos olhos adentro de compaixão por aquela criança. mas isso já sabe. os enquadramentos e a fotografia são de varar.
e agora vou rever o «belarmino» para manter quentes as ideias.
abraço grande e, mais uma vez, muito obrigado

Lauro António disse...

Meu caro Valter, obrigado pelas palavras. Na verdade a saudade já bate à porta. Foram bons os dias, e a amizade que se foi constuindo entre todos.Um abraço.

Lauro António disse...

Ana Paula, obrigado. Foi realmente muito bom. Começou com a Mariza e não parou mais. Já temos saudades. Mas para o ano há mais, e já no dia 26 poderemos revermo-nos quase todos. Beijo.

Lauro António disse...

José Soares: Obrigado. Lá o espero para o ano. Abraço.

Anónimo disse...

Foi maravilhoso! Uma experiencia profundamemte intensa e que vai ficar marcada para a vida! As saudades já são mais que muitas. A amizade surgiu entre todos, forte e espontanea. Começamos o dia e sentimos falta do convivio fora e dentro das sessões. Encho-me de alegria ao reviver esses tempos recentes e que se tornarão longinquos... Adorei! Vamos tentar aparecer no proximo dia 28 para a sessão do Manhã Submersa! Mais uma vez, muito muito e muitissimo obrigado em nome do Juri da Juventude.
Abraço.