domingo, dezembro 14, 2008

UM VIOLINO NO TELHADO, I

UM VIOLINO NO TELHADO
No palco em Portugal
“Um Violino no Telhado”, em cena no palco do Teatro Rivoli, no Porto, é, creio que sem dúvidas, o melhor musical até hoje encenado por Filipe La Féria. Já escrevi bastante sobre a peça e o filme num texto que surge no programa do Rivoli, interessa-me agora abordar a versão portuguesa. Desde logo um cenário e um guarda-roupa deslumbrantes, de um extremo bom gosto. Depois um jogo de luzes magnifico e um trabalho de actores invulgarmente coerente e globalmente de grande qualidade: José Raposo, no protagonista, é magnifico, de vitalidade, vibração, humanidade e humor, Rita Ribeiro muito segura e contida na “mãe” que vai casando as filhas, Joel Branco, numa das suas mais logradas actuações, José Pinto, fulgurantes em curtas aparições como “Rabi”, Hugo Rendas, igualmente numa das suas melhores prestações, num elenco onde ainda se podem e devem citar Sara Lima, Ruben Madureira, Helena Rocha, Sissi Martins, Carlos Meireles, Alexandre Falcão, entre muitos outros.
Ao todo são 58 actores, cantores, bailarinos e músicos, a maioria dos quais oriundos do Norte. Da Ucrânia surgiu o grupo de bailarinos que interpretam os cossacos. Excelentes.
Num teatro a rebentar pelas costuras (numa quarta-feira), com gente de todos os estratos sociais, com os rostos felizes dos espectadores a acompanharem com um visível prazer o que lhes era dado ver no palco, com muita gente nova no público (quem disse que o musical era coisa de terceira idade não sabe do que fala!), este foi o espectáculo que sabe bem ver e sabe bem saber que existe. Teatro do melhor, com público do melhor, numa noite memorável do Porto.


saber mais AQUI

3 comentários:

Anónimo disse...

Ficou-me o desejo de assistir a mais esse Musical encenado pelo Snr. La Féria.\\ Tinha no entanto curiosidade em saber da opinião do Sr. Lauro António sobre o filme " Amália" que espero ver na próxima semana. Li alguma coisa no público que me deixou desagradado, mas não é por isso que o deixarei de ver. Grato - Palma . Louletania

Lauro António disse...

Caro Palma, pode ler sobre "Amália", já neste blogue. Eu não gostei nada, mas há quem goste.

Luis Eme disse...

e esta?

boa.