quarta-feira, julho 29, 2009

VAVADIANDO COM IVAN LINS

:
VÁ.VÁ.DIANDO
33 º J A N T A R D A T E R T Ú L I A
PRÓXIMA SEXTA-FEIRA
31.JULHO.2009

20,00 horas
VAMOS FALAR COM
IVAN LINS
AMÚSICA E A POESIA BRASILEIRA

Depois de RAÚL SOLNADO, FERNANDO DACOSTA, NUNO JÚDICE, TEOLINDA GERSÃO, IVA DELGADO, LÍDIA JORGE, MARIA DO CÉU GUERRA, EURICO GONÇALVES, PAULO PORTAS, LAURO ANTÓNIO, ROGÉRIO SAMORA, CARLOS DO CARMO, CELINA PEREIRA, OTELO SARAIVA DE CARVALHO, MARCELO REBELO DE SOUSA, IRENE PIMENTEL, PADRE FEYTOR PINTO, FERNANDO ROSAS, BÁRBARA GUIMARÃES, NICOLAU BREYNER, GONÇALO RIBEIRO TELLES, FRANCISCO MOITA FLORES, BAPTISTA BASTOS, ALICE VIEIRA, SÃO JOSÉ LAPA, INÊS LAPA LOPES, ANTÓNIO VICTORINO D’ALMEIDA, JOSÉ MANUEL ANES, ANTHÌMIO DE AZEVEDO e LAURO MOREIRA, LURDES NORBERTO, CONTINUAM OS NOSSOS ENCONTROS, MANTENDO UMA TRADIÇÃO DE TERTÚLIA DO CAFÉ-RESTAURANTE VÁVÁ.

ENTRADA: 17,5 EUROS POR PESSOA. COM DIREITO A ENTRADAS, SOPA, UM PRATO DO DIA, PEIXE OU CARNE, SOBREMESA, BEBIDA (VINHO É O DA CASA!) E CAFÉ. EXTRAS POR CONTA DO FREGUÊS.

[ LOTAÇÃO LIMITADA A 50 CADEIRAS. ACEITAM-SE INSCRIÇÕES NO BALCÃO DO VÁVÁ. ]

Para informações e marcações de lugares:
LAURO ANTÓNIO - Blogue Va.Va.diando (http://vava-diando.blogspot.com/][mail: laproducine@gmail.com]
RESTAURANTE - CAFÉ VÁVÁ AV. EUA, Nº 100 - 1700-179 – LISBOA (TELF 21.7966761).

Ivan Guimarães Lins (Rio de Janeiro, 16 de Junho de 1945) é um dos maiores músicos brasileiros da actualidade. Filho do militar Geraldo Lins, foi muito influenciado por diversos géneros musicais como jazz, bossa nova e soul e tem como principal instrumento o piano, que toca desde os dezoito anos. Formou-se em engenharia química no final dos anos 60, quando iniciou a carreira musical em festivais. O primeiro sucesso como compositor foi com “Madalena”, gravada por Elis Regina. No entanto, Simone é, de forma unânime, considerada a maior intérprete.
Teve inúmeros sucessos como cantor como “Abre Alas”, “Somos todos iguais nesta noite” e “Começar de novo” - todas em parceria com Vítor Martins. Começar de novo foi gravada por Simone no mesmo ano em que foi composta. Na voz de Simone, Começar de novo foi tocada como tema oficial de abertura do seriado Malu Mulher, tornando-se um grande sucesso da época e um marco na história da MPB.
Lançou inúmeros discos, muitos deles de inúmero sucesso, tendo trocado de gravadoras por diversas vezes. No decorrer dos anos 70, a obra ganha grande temática política. A partir da segunda metade dos anos 80, começa a enfatizar a carreira internacional, principalmente nos EUA, onde foi regravado por inúmeros astros da música internacional, como Quincy Jones, George Benson, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Carmen MacRae e Barbra Streisand.
Foi destacado compositor, tendo músicas gravadas por nomes consagrados como Elis Regina (Cartomante, Madalena, Aos Nossos Filhos), Simone (Começar de Novo), Quarteto Em Cy (Abre Alas), Gal Costa (Roda Baiana) e Emílio Santiago (Velas Içadas). Comandou um programa televisivo na Rede Globo ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, o Som Livre Exportação. Foi casado com a cantora e actriz Lucinha Lins, com quem teve um filho que também é actor. Torce pelo Fluminense Football Club.
No fim no ano de 2007, Ivan Lins lançou o CD e DVD Saudades de Casa, com diversas colaborações, gravado em estúdio no Rio de Janeiro.

3 comentários:

Austeriana disse...

Excelente iniciativa mas não tenho hipótese de ir... Ivan Lins é um compositor extraordinário! Os temas que refere ("Madalena", "Começar de novo",...) são belíssimos. Contudo, os meus favoritos são "Formigueiro", "Dinorah, Dinorah" e "Guarde nos olhos".
As cinquenta cadeiras não vão ser suficientes... de certeza!

Margarida Pereira disse...

Lisboa, Lisboa, Lisboa, Lisboa!
A sempiterna capital do escasso império.
Boa tertúlia!
Ergam os copos aos que não podem comparecer, sim?
Obrigadinha...

Ouriço disse...

Pena....
Já está recuperado????
bjs