segunda-feira, janeiro 20, 2014

CINEMA: GOLPADA AMERICANA


GOLPADA AMERICANA

“American Hustle”, de David O. Russell, pertence a uma levada de filmes norte-americanos, de 2013, baseados em factos reais, que nos oferecem um olhar muito crítico sobre a sociedade actual, em particular a sociedade ianque. Quase todos giram em redor dos ambientes da alta finança e da corrupção que a rodeia, da sexualidade e da droga que os envolve, do crime de colarinhos brancos e da violência física e psicológica em que sobrevivem. É uma constante da cinematografia daquele país evoluir ao sabor das incidências políticas: quando ganham os republicanos as eleições para a presidência, temos obras na sua generalidade puritanas e rosáceas; quando triunfam os democráticos, a opção é por filmes críticos, de tonalidade social acentuada. Os americanos quase nunca põem em causa o sistema. Apenas se conformam com ele, no primeiro caso, elevando-o ao nível de quase perfeito, e o criticam com um olhar reformista, procurando aperfeiçoar as mazelas, no segundo caso. “Golpada Americana” pertence, pois, a esta última categoria.
Entre finais da década de 70 e inícios da de 80, nos EUA, surgiu um escândalo que ficou conhecido por “Abscam Operation”. Os seus protagonistas foram Melvin 'Mel' Weinberg, um escroquezito americano, a sua companheira de golpadas, a inglesa Evelyn Knight, e o agente do FBI, Anthony Amoroso, Jr. Junta-se a este trio a mulher oficial de Weinberg, Cynthia Marie Weinberg, e o principal visado nesta emboscada, Angelo Errichetti, então governador do Estado. Este foi um escândalo que explodiu bombasticamente nos anos 70, nos EUA, quando o agente do FBI empurra Melvin 'Mel' Weinberg e a sua amiga Evelyn Knight para um esquema sórdido que mete chantagem e delação para apanhar o citado político com a boca na botija, empochando generosa quantia de um suposto nababo árabe que se dizia disposto a investir forte em casinos no Estado de New Jersey.
“Golpada Americana”, o filme, mantém o essencial da história, alterando nomes e não muito mais. O vigarista chama-se agora Irving Rosenfeld (Christian Bale), e a sua companheira, aqui a fazer-se passar por inglesa, é a sedutora Sydney Prosser (Amy Adams). O agente do FBI é  Richie DiMaso (Bradley Cooper), o político na ficção é Carmine Polito (Jeremy Renner), e Rosalyn Rosenfeld (Jennifer Lawrence) é a ofendida esposa que irá ter papel decisivo neste imbróglio.


Num universo pantanoso, onde impera a corrupção, a violência, o sexo e as drogas, onde a suprema ambição é aumentar o pecúlio em dólares e saborear os prazeres da vida no limite, “Golpada Americana” é um retrato de uma sociedade sem escrúpulos, onde vale tudo para atingir os fins, quer se esteja do lado dos profissionais do crime como do dos agentes da ordem. Todos lutam por “uma carreira”, “um estatuto”, “subir na vida”, amealhar o mais possível e desfrutar do que lhes passe pela frente. Uma sociedade sem valores, a não ser os valores sonantes. Estamos em finais da década de 70 do século passado, mas o filme é de 2013, e por alguma razão o será: tudo se mantém igual, ou terá piorado. O caso refere-se a New Jersey, EUA, mas pode muito bem servir um pouco por todo o lado, dos EUA à China, da Itália a Angola, de Portugal ao resto do mundo. Casos destes são descobertos todos os dias. Nós só conhecemos, porém, os que vêm a público. 
O retrato não é bonito de se ver, mas a arte de David Owen Russell e o magnífico talento dos actores torna irrecusável esta viagem pelos meandros de uma sociedade a preparar as grandes crises económicas e socais que dela iriam sair (inclusive a que vivemos hoje e que não deixa de ser uma filha directa desses anos que geraram o polvo tentacular). 
David Owen Russell nasceu a 20 de Agosto de 1958, em Nova Iorque. Iniciou-se nos anos 90 com duas curtas-metragens, a que se segue em 1994 a sua primeira longa, “Spanking the Monkey”, uma comédia. Em 1999, chama a atenção com uma charge militar, “Três Reis”, a que se seguem “Os Psico-Detectives” (2004), “The Fighter - Último Round” (2010), “Guia para um Final Feliz” (2012) e agora este “Golpada Americana” (2013). Tem em preparação “Nailed”. Tornou-se um realizador habitual nas nomeações dos Oscars nos três últimos filmes, oferecendo aos seus protagonistas estatuetas douradas. Christian Bale e Melissa Leo, em “The Fighter - Último Round”, Jennifer Lawrence, em “Guia para um Final Feliz”, e agora vai de certeza voltar para casa com mais algum actor devidamente oscarizado (a escolher entre os casos de Christian Bale, Amy Adams, Jennifer Lawrence ou Bradley Cooper). David O. Russell tornou-se em poucos anos um realizador de sucesso e se “Guia para um Final Feliz” era uma comédia inteligente, subtil e ligeiramente crítica, “Golpada Americana” coloca-se a um nível mais exigente e igualmente mais conseguido. O argumento é extremamente bem construído, a realização é vibrante, sem efeitos escusados, e deixa brilhar, na medida certa, os seus magníficos actores, que erguem personagens de uma impressionante credibilidade (mesmo que ligeiramente caricaturados, por vezes).

GOLPADA AMERICANA
Título original: American Hustle

Realização: David O. Russell (EUA, 2013); Argumento: Eric Singer, David O. Russell; Produção: Matthew Budman, Bradley Cooper, Megan Ellison, Jonathan Gordon, Andy Horwitz, Mark Kamine, George Parra, Charles Roven, Eric Singer, Richard Suckle; Música: Danny Elfman; Fotografia (cor): Linus Sandgren; Montagem: Alan Baumgarten, Jay Cassidy, Crispin Struthers; Casting: Lindsay Graham, Mary Vernieu; Design de produção: Judy Becker; Direcção artística: Jesse Rosenthal; Decoração: Heather Loeffler; Guarda-roupa: Michael Wilkinson; Maquilhagem: Kristen Barry, Kathrine Gordon, Evelyne Noraz, Trish Seeney, Wesley Wofford; Direcção de Produção: Shea Kammer, James Masi, Tim Pedegana; Assistentes de realização: Michele Ziegler, Xanthus Valan, Ben Bray, Guy Efrat, Jason Fesel, Allan Rafael, Peter Soldo; Departamento de arte: Theodore Suchecki, Chris Sullivan; Som: Jay Nierenberg, John Ross; Efeitos especiais: John Ruggieri; Efeitos visuais: Sean Devereaux, Lloyd Hackl, Marc D. Rienzo, Ryan Suchor; Companhias de produção: Atlas Entertainment; Intérpretes: Christian Bale (Irving Rosenfeld), Bradley Cooper (Richie DiMaso), Amy Adams (Sydney Prosser), Jeremy Renner (Mayor Carmine Polito), Jennifer Lawrence (Rosalyn Rosenfeld), Louis C.K. (Stoddard Thorsen), Jack Huston (Pete Musane), Michael Peña (Paco Hernandez / Sheik Abdullah), Shea Whigham (Carl Elway), Alessandro Nivola (Anthony Amado), Elisabeth Röhm  (Dolly Polito), Paul Herman (Alfonse Simone), Saïd Taghmaoui, Matthew Russell, Thomas Matthews, Adrian Martinez, Anthony Zerbe, Colleen Camp, Steve Gagliastro, Chris Tarjan, Zachariah Supka, Christy Scott Cashman, Simon Hamlin, Martie Barylick, Dawn Oliveri, Becki Dennis, Jay Giannone, Arthur Birnbaum, Rob DiNinni, Michael Fennimore, Jack Jones, Danny Corbo, Sonny Corbo, Robert De Niro (Victor Tellegio), etc. Duração: 138 minutos; Distribuição em Portugal: Zon Lusomundo; Classificação etária: M/ 12 anos; Data de estreia em Portugal: 23 de Janeiro de 2014.

Sem comentários: