domingo, dezembro 15, 2019

OS FILMES DOS OSCARS DE 2019 (1) O IRLANDÊS




OS FILMES DOS OSCARS DE 2020 (1)


O IRLANDÊS

Vão continuar a ser realizados filmes sobre gangsters, não tenho dúvidas. Mas a verdade é que depois de “O Irlandês”, de Martin Scorsese, parece estar tudo dito sobre este tipo de filmes. Na verdade, esta última obra de Scorsese parece constituir-se como que uma enciclopédia dos principais temas emergentes no chamado filme de gangsters, praticamente desde “Scarface, o Homem da Cicatriz”, de Howard Hawks, até ao presente.
Com o talento que é desde sempre reconhecido a este cineasta para se ambientar em território do crime organizado em terras norte-americanas, mas com herança indiscutível no passado italiano (a mafia siciliana que atracou em Nova Iorque e daí se distribuiu por todo o território ianque), “O Irlandês” parte de uma história real, contada pelo próprio Frank Sheeran, um irlandês que se colocou ao serviço da Máfia italo-americana e que escreveu as memórias sobre as quais o argumento do filme se baseia.
São três horas e meia de duração, que só se podem ver, por agora (e não sabemos se no futuro) na Netflix, em sistema de streaming, que tudo indica veio para ficar e para causar alguns engulhos às salas de cinema tradicionais e à própria comercialização de DVDs e Blu-rays. Neste contexto, as salas de cinema já reagiram, e instituições como a Academia de Cinema de Hollywood, que promove a distribuição dos Oscars, já tentaram boicotar os filmes produzidos pela Netflix, procurando ignorá-los na sua cerimónia, mas como se viu no ano passado com “Roma”, e como se irá ver este ano com várias produções, o streaming veio para ficar, com a Netflix, mas igualmente com HBO, Amazon ou Walt Disney, entre várias outras alternativas que se avizinham.
“O Irlandês” parte, portanto, da autobiografia de Frank Sheeran (Robert De Niro) e acompanha a sua trajectória desde camionista em Filadélfia até braço direito dos chefes mafiosos Russell Bufalino (Joe Pesci) e Angelo Bruno (Harvey Keitel), passando depois a colaborador directo de Jimmy Hoffa (Al Pacino), o chefe sindicalista envolvido com a mafia, desaparecido em julho de 1975, e cujo corpo nunca encontrado.
Por este curto resumo se pode ver que “O Irlandês” reúne várias vertentes sob que o filme de gangsters pode ser observado. Mas há ainda outras questões que a obra coloca, quase todas elas de índole política, como as relações entre os EUA e Cuba, durante a invasão da baía dos porcos, o assassinato de John F. Kennedy, e a influência da mafia neste acontecimento, as implicações de J. Edgar Hoover e do FBI na luta contra o crime organizado, enfim um nunca mais acabar de interligações extremamente perigosas e conflituosas, mostrando como a mafia se infiltrava em todos os quadrantes da sociedade, corrompendo e submetendo todos os poderes ao seu poder.
Scorsese desde muito cedo na sua carreira profissional, e obviamente em função da sua ascendência italiana, que se interessou pelo crime, pela mafia, pelo crime organizado na sociedade norte-americana. Em 1973, com “Mean Streets” (Os Cavaleiros do Asfalto), inicia essa aproximação, que ganha estatuto de obra-prima em 1990, com “Goodfellas” (Tudo Bons Rapazes), continuando em 1995, com “Casino”, para se situar nas conturbadas origens de Nova Iorque, em 2002, com “Gangs of New York” (Gangs de Nova Iorque) e voltando a culminar noutra obra admirável, em 2006, com “The Departed” (Entre Inimigos). Este regresso aos ambientes do bas-fonds norte-americano, conta com a presença de alguns actores fetiches do cineasta, como Robert De Niro, Harvey Keitel ou Joe Pesci, agora, e pela primeira vez, com a colaboração de Al Pacino. Todos eles são excelentes, como é hábito, mas Pesci e Pacino ultrapassam-se. Há ainda que ressaltar, no campo da interpretação, a utilização de novos processos de caracterização, agora digital, o que permite “transformar” fisiologicamente os diferente actores, ao longo de três etapas etárias. As modificações são subtis e discretas, abrindo lugar a grandes expectativas no futuro desta nova tecnologia.
Deve dizer-se que a realização de Scorsese é brilhante, o argumento de Steven Zaillian é de um rigor e de uma inteligência a saudar, a reconstituição de época notavelmente conseguida, com uma direcção artística impecável, na ambientação, na decoração ou no guarda-roupa, assim como são de louvar a fotografia, a montagem, alguns elementos de identificação que surgem ao longo da obra, legendas que se vão sobrepondo a imagem fixas de certas personagens.  
Nas nomeações para os Golden Globes de 2020, que serão entregues no próximo dia 5 de Janeiro, “O Irlandês” fica bem colocado nas categorias de Melhor Filme Dramático, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Actor Secundário para Pesci e igualmente para Pacino. Esperemos pelos Oscars.


O IRLANDÊS
Título original: The Irishman
Realização: Martin Scorsese (EUA, 2019); Argumento: Steven Zaillian, segundo obra de Charles Brandt; Produção: Troy Allen, Richard Baratta, Gerald Chamales, Robert De Niro, Randall Emmett, George Furla, Niels Juul, Gastón Pavlovich, Jane Rosenthal, Martin Scorsese, Jai Stefan, Emma Tillinger Koskoff, Chad A. Verdi, David Webb, Berry Welsh, Irwin Winkler, Tyler Zacharia; Música: Robbie Robertson; Fotografia (cor): Rodrigo Prieto; Montagem: Thelma Schoonmaker; Casting: Ellen Lewis; Design de produção: Bob Shaw; Direcção artística: Laura Ballinger, J. Mark Harrington; Decoração: Regina Graves; Guarda-roupa: Christopher Peterson, Sandy Powell; Maquilhagem: Malinda Ballesteros, Shellie Biviens, John Caglione Jr., Anthony Canonica, Rick Caroto, Ruth G. Carsch, Kevin Carter, Roma Demartino, Jessica Dobson, Etzel Ecleston, Sunday Englis, Gary English, Sean Flanigan, Michael Fontaine, JT Franchuk, Lindsay Gelfand, Joshua Gericke, Lisa Hazell, Rob Hinderstein, Scott Holbert, John Jones, Aaron Mark Kinchen, Nicki Ledermann, Ashley Leitzel-Reichenbach, Anette Lian-Williams, Jose L. Lopez, Michael Marino, Stephanie Glover McGee, Donyale McRae, Caroline Monge, Teresa Morgan, Matthew W. Mungle, Nancy Nieves, Janine JP Parrella, Claudia Pascual, Greg Pikulski, Jerry Popolis, Amy Porter, Liz Ramos-Reilly,Obi Reyes, Tania Ribalow, Aaron Saucier, Brett Schmidt, Genyii Scott, Jonathan Sharpless, Yasmina Smith-Tyson, Stacy St. Onge, Kim Taylor, Fiona Tyson, Enrique Veja, Carla White, Adenike Wright, Nakoya Yancey; Direcção de Produção: Kelley Cribben, Helena Holmes, Elayne Keratsis, John A. Machione, Michael Morgan, Nadia Paine, Carla Raij; Assistentes de realização: David Webb, G.A. Aguilar, Rachel Jaros, Jeremy Marks, Victor Mathews, Francisco Ortiz, Trevor Tavares, Woodrow Travers, Oren Tuvia, Katie Valovcin, etc. Departamento de arte: Stephanie Abbaspour, Sarah Arvanites, Kimberly Asa, Ann Bartek, William Bianchi, Julia Colicchio, Clara Cuffe, Mark Dane, Eric Fehlberg, Justin Horowitz, Michael Jortner, James Klotsas, Brian Kontz, Nick Miller, Sean Murray, Michael Lee Nirenberg, Brandon Smith, Miccah Underwood, Ginny Walsh, Holly Watson, etc. Som: Jason Friedman-Mendez, Frank Kern, Timothy Preston, Jason Stasium, Julia Stockton, Philip Stockton, Jerry Yuen, etc. Efeitos especiais: Cory Brink, Doug Facciponti, Dave Lieber, Brandonn S. Petri, Amber Quillen, Joseph Sacco, Taylor Schulte; Efeitos visuais: Jeff Atherton, Brian Battles, Alexis Borchardt, Ed Bruce, Diana Cobo, Andrew Eick, Erin Fernie, Martin Furman, Chris M. Halstead, Pablo Helman, Lane Howard, Weldon Huang, David Isetta, John M. Levin, Laura Murphy, Nicholas Murphy, Trent Newton, Rebecca Norton, Ben O'Brien, Jason Pomerantz, Insa Ruderich-Burch, Ellis Trespalacios, Aidan Waugh, Rebecca West, etc. Companhias de produção:Tribeca Productions, Sikelia Productions, Winkler Films; Intérpretes: Robert De Niro (Frank Sheeran), Al Pacino (Jimmy Hoffa), Joe Pesci (Russell Bufalino), Harvey Keitel (Angelo Bruno), Ray Romano (Bill Bufalino), Bobby Cannavale (Skinny Razor), Anna Paquin (Peggy Sheeran, em velha), Stephen Graham (Anthony 'Tony Pro' Provenzano), Stephanie Kurtzuba (Irene Sheeran), Jack Huston (Robert Kennedy / RFK), Kathrine Narducci (Carrie Bufalino), Jesse Plemons, Domenick Lombardozzi, Paul Herman, Gary Basaraba, Marin Ireland, Lucy Gallina, Jonathan Morris, Dascha Polanco, Welker White, Louis Cancelmi, Bo Dietl, Sebastian Maniscalco, Aleksa Palladino, Steven Van Zandt, Jim Norton, Daniel Jenkins, Billy Smith, Kevin O'Rourke, Action Bronson, etc. Duração: 209 minutos; Classificação etária: M/ 16 anos; Data de estreia em Portugal: 27 de Novembro de 2019 (Netflix).


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