quinta-feira, julho 06, 2006

Acabou o sonho português
FRANCESES E ITALIANOS NA FINAL

Um penálti convertido por Zidane colocou a França na final do Mundial, derrotando Portugal em Munique. Os gauleses marcaram ainda na primeira parte, não permitindo à equipa nacional grandes oportunidades de golo após o intervalo. Agora, resta igualar o feito dos "Magriços", ou seja, alcançar o terceiro lugar de 1966.


Nos últimos jogos do mundial, o equilíbrio foi a nota dominante. Ganhou-se e perdeu-se por um, ou os jogos arrastaram-se até aos penáltis, onde a sorte imperava. Houve poucos jogos ganhos com justiça, porque quem ganhou jogou abertamente melhor. A França, com o Brasil, foi um deles. A Argentina com a Alemanha, o inverso. Portugal perdeu com a França. Um golo de penálti, numa arbitragem habilidosa. Mas perdido o jogo, nada mais está perdido. Muito pelo contrário. Muito se ganhou nesta aventura de um pequeno País que soube lutar, vencer e deixar para trás algumas super-potências. Neste dia em que a sorte não esteve connosco, saibamos ser grandes como nos dias em que ganhamos e espantamos o mundo. Os jogos ganham-se e perdem-se de olhos levantados. Sempre. Honra a quem ganhou (e houve mérito da França e desse velho galo Zidane!)
Honra a quem perdeu (e houve muito talento e generosidade nesta equipa portuguesa).



O fair play

a alegria e o orgulho portugueses

FRANÇA, 1 – PORTUGAL, 0
FELIPÃO CRITICA O JUIZ MAS ELOGIA TIME DA FRANÇA
(a história do jogo, vista pela imprensa brasileira)

Scolari acredita que Portugal merecia ter um penalti a seu favor
O técnico da selecção de Portugal, Luiz Felipe Scolari teve que ser contido após a derrota de seu time por 1 a 0 para a França pela semi-final da Copa do Mundo, resultado que tirou os portugueses da final de domingo.
Ao final da partida, Scolari confrotou o juiz uruguaio Jorge Larrionda e os bandeirinhas, reclamando de um pênalti que não teria sido marcado a favor de Portugal.
"É a arbitragem sul-americana que conhecemos bem. Sabe matar um jogo".
Mas Felipão admitiu que o pênalti que deu a vitória à França foi bem marcado.
"Foi pênalti. Assim como foi pênalti no Cristiano Ronaldo e ele não deu. O árbitro é ele. Ele dá o que quiser".
Na jogada mencionada por Felipão, o atacante Cristiano Ronaldo caiu na área ao disputar a bola com o lateral Sagnol. Scolari alega que Sagnol teria empurrado Ronaldo.
Parabéns!
Durante a entrevista colectiva após o jogo, Scolari parabenizou o time francês.
"A França mereceu a vitória. Não temos escolha a não ser aceitar o resultado. Parabéns aos franceses", disse Scolari.
Visivelmente contrariado, Felipão elogiou seus jogadores.
"Fizemos tudo que foi possível, demos o melhor. Sabíamos que seria um jogo difícil. Tivemos algumas chances de gol, mas infelizmente não conseguimos marcar. O jogo foi decidido no detalhe, e o detalhe beneficiou a França."
Mais uma vez Scolari não quis falar sobre seu futuro.
"Não tenho nada definido. A única coisa definida é que tenho contrato até 31 de julho. Vou pensar e decidir no tempo certo", disse o treinador.
A selecção portuguesa volta a campo no sábado, em Sttugart, para enfrentar a Alemanha na briga pelo terceiro lugar na Copa do Mundo.
Caso vença os alemães, o time de Scolari pode igualar o melhor resultado já conseguido por Portugal em Copas do Mundo, com o terceiro lugar obtido na Copa de 1966.
A derrota para a França interrompeu a sucessão de 12 jogos invictos em Copas do Mundo, conseguida por Scolari. Foram 7 vitórias com a selecção brasileira na campanha vitoriosa de 2002 e 4 vitórias e 1 empate (contra a Inglaterra - vitória nos pênaltis) com a selecção de Portugal na Copa actual.

Sem comentários: