quinta-feira, agosto 17, 2006

UM BLOG (POR DIA) PARA VISITAR (11)

"LAPIS EXILIS"

Isto sou eu a supor (esperemos que bem!): Chama-se Maria Sobral Mendonça, assina com o nick “musqueteira”, é de Oeiras, pintora, e assegura um blog chamado “Lapis Exilis” que tem por devisa “Mas sabei que nós estamos todos de acordo, seja o que for que digamos.” (Turba Philosophorum).

O blog é curioso e merece seguramente uma visita: mistura com discrição e bom gosto, obras plásticas (muitas delas da autora, como se documenta acima com dois bosn trabalhos) textos e links musicais. O todo é agradável, não quer dizer que goste de tudo, mas globalmente é um blog de alguém empenhado, criterioso, com boa vontade e sentido crítico.
Dois exemplos de posts:

31.1.06
[...Frame-to-Frame...]
{ Frame-to-Frame... talvez a vida seja exactamente isso. Momentos exactos registados através de bruscas paragens do tempo. Afinal podemos parar o tempo!... Registar o movimento, num pedaço de papel rabiscado com datas e acontecimentos... depois, depois basta aceder à memória das coisas... e alí está ele, o tempo... estáctico à espera de nós mesmos.
Cada momento é isolado de si mesmo... de sons, cheiros, emoções, sensações, luz e contrastes de um todo. E a vida é exactamente isso... o agrupamento múltiplo de vários registos.
A constante procura... talvez quem sabe... não seja esse o mistério da vida... desvendar tantos outros registos herdados genéticamente que coabitam na memória de cada um. Parar o tempo, colar imagens, repor o som, contar uma história... criar personagens, e por fim... por fim, voltar a parar o tempo e recomeçar tudo de novo.
Frame-to-Frame... talvez a vida seja exactamente isso.}
posted by musqueteira at 09:17

16.8.06
[...Nicolais Judelewicz...]
http://www.kenzo.com/kenzo_ah06/index.html
{... as imagens podem ter cor, ou não. Mas a música que as animará num ecrã, pode ou deve transcrever no seu todo, uma só e única sonoridade plástica. Se eu pudesse estar neste preciso momento em Paris... sei bem o que de novo lá faria! Mas, também ainda é cedo para questionar toda a composição sonora da próxima exposição. Afinal de contas, há ainda um ano para criar as imagens que irão mais tarde ser animadas em película. E, só depois disso tudo, é que todos os "acordes" sonoros são realizados. Se eu pudesse estar neste preciso momento em Paris, visitava Nicolais Judelewicz! Sómente se eu pudesse já lá estar... era exactamente o que faria.}
posted by musqueteira at 11:04

Aqui fica a minha escolha de hoje, porque quero que estas sugestões que aqui vou deixando sejam abrangentes, não se confinem a nichos muito específicos, mas sejam representativas do que se faz na blogosfera com qualidade e interesse. A ideia destas indicações é, sobretudo, mostrar como o blog pode ser um instrumento valioso de comunicação, e sobretudo de comunicação na variedade, na diversidade, na complementaridade. Não concordo que se deva estar sempre de acordo, diga-se o que se disser. Mas que tal ouvir o que cada um tem para dizer?

2 comentários:

isabel mendes ferreira disse...

Lauro não sei como fazes....:) mas descobres o que conheço e gosto....


(sabes que ilustrou um livro meu "Vermelho doce"?)



_______________e continua a marcar a diferença...Ela. claro.


beijos....

musqueteira disse...

Viva Lauro António, estou muito agradecida pelas suas palavras...(as mesmas que criaram uma agradável observação de mendes ferreira)...Há!... e quanto ao estarmos de acordo com o que seja que for que digamos... é já um estado de elevação sobre todas as coisas que pretendemos questionar. E como é bom... questionar tranquilamente todas as coisas que povoam o Mundo! Obrigado pela sua visita ao universo dos meus "questionáveis cartões".