segunda-feira, novembro 27, 2006

PHILIPPE NOIRET

Philippe Noiret
(1.10.1930 - 23.11.2006)
Este mês de Novembro vai alinhando desaparecimentos vários de pessoas que eu amava e amo. Não tinha dado por mais esta nota de dor, até chocar com um blogue discreto, recente, de uma jovem de Aveiro, que gosta de Debussy, e se assina por "Claire de Lune". O blogue chama-se "Doce Inquietude" e lá vinha a nota da morte desse maravilhoso Philippe Noiret que, quase toda a gente lembra de "O Cinema Paraíso", mas aqueceu dezenas e dezenas de bons filmes (sim, por que qualquer filme interpretado por ele passava a ter algo a justificar a visita). Aqui fica a referência e a certeza de que há homens que não morrem, apenas vão fazer umas viagens mais demoradas. Mas deixam ficar os filmes, para que ninguém se esqueça deles.
Já pensaram no Céu, se existisse Paraíso? A confraternização cinematográfica?

"Cinema Paraiso"

6 comentários:

BlueAngel aka LN disse...

Na minha vida também houve um "Cinema Paraíso", mas nunca houve um Alfredo. O Alfredo do filme será sempre uma figura que vou lembrar com carinho, a pessoa que conheci mais ligada ao cinema ainda hoje pulula pela minha realidade e ainda bem! Phillipe Noiret era um grande actor e merece todos os nossos aplausos. clap clap clap clap clap clap and so on and so on...

Anónimo disse...

aprecio muito o seu blog. Actual, sem perder o rasto duma certa humanidade que vai fazendo falta, cada vez mais.

Ida disse...

Era a melhor imagem de céu que eu poderia imaginar. Benditas confraternizações cinemtográficas, eu ia querer que houvesse plateia no céu... os pobres cinéfilos tb mereceriam assim qualquer coisinha, como, p.ex., ver de perto todos aqueles q só viram na telona ou nos créditos/genérico dos filmes.

Anónimo disse...

Agora fui eu que fiquei 'chocada'!

Philippe Noiret :((

Um dos actores de maior qualidade do cinema francês e mundial... um senhor na 'arte' de dizer e de olhar a 7ªarte.
Tantos filmes q me encantaram! 'Cinema Paraíso' a imensa e nostálgica homenagem à linguagem cinematográfica, só um entre muitos...

Gostei de vir encontrar o seu espaço no mundo da blogosfera!

P.S. Peço desculpa de o 'corrigir' mas o compositor francês q refere como 'Debussi' deve escrever-se 'Debussy' um dos mais conceituados e inspirados compositores de 'Impressionismo' - Claude Debussy.
Ñ teria feito esta anotação se ñ soubesse q é uma pessoa ligada à cultura :)

Lauro António disse...

Miosotis, foi um prazer descobri-la. Muito bonitos os seus blogs. Obrigado pela referência à gralha. Diga sempre.E não vou esquecer de a visitar.

Anónimo disse...

Já para não falar numa confraternização musical? Ai, um dueto Tim e Jeff Buckley e uma banda com Hendrix, Morrison e Zappa.