quinta-feira, novembro 27, 2008

AUTO-AVALIAÇÂO

Finalmente temos a versão dos sindicatos (Fenprof) para a avaliação dos professores. Esperava-se algo de moderno e inspirador. Veio finalmente o tão esperado projecto, primeiro de auto-avaliação, depois de co-avaliação. É por isso que 120.000 professores se batam nas ruas? Por serem eles próprios a dizerem que são muito bons? Enfim, este processo arrasta-se para vergonha de qualquer pessoa de bom senso. A instrumentalização é total, o descrédito da classe é progressivo, o espaço deste sindicalismo de pacotilha é cada vez menor. Tudo para mal do País.

Olhando para este ante-projecto da Fenprof que dizem os 120.000 profs? Podem-no ler aqui. E se corarem de vergonha, não vos fica mal. Ou então passamos todos a ser auto-avaliados. Ou há justiça, ou comem todos.

Há umas décadas estreou-se em Portugal um filme que se chamava "Ainda há Ciganos Felizes!" Bom filme, por sinal. Plagiando o título asseguro que "Ainda há Bons Professores em Portugal!" Mais, asseguro que ainda há muito bons professores justificadamente críticos em relação a algumas medidas (e sobretudo certas atitudes) do Ministério da Educação. Mas uma coisa é estar crítico e protestar e tentar modificar o que se julga sinceramente mal, outra muito diferente é este clima de insurreição que se instalou nas escolas. Parece que regressámos ao Verão Quente de 75. É essa a intenção?

3 comentários:

Hugo Cunha disse...

Não tem que ver com o tema mas divulgo aqui como já divulguei noutros locais, uma vez que é uma raridade que merece ser divulgada o que ouvi á dias num programa da RTP1 apresentado pelo Julio Isidro, que a RTP vai transmitir dia 1 de Janeiro de 2009como concerto de Ano Novo, um Concerto que vai ser gravado dia 2 de Dezembro no Convento do Beato, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e uma série de Tenores e Sopranos Portugueses onde irão interprtar Áreas Clássicas de Opera.

Lóri disse...

Bolas, o que os professores têm a ver com os concertos da RTP1 - que até é boa rádio?

Isto para dizer-te Lauro, que há bons e maus profissionais em todo lado e, pelo que tenho visto, lido e ouvido de colegas daí, parece que andam a demonizar a classe e que os verdadeiros demônios - apenas para manter o mesmo campo semântico - andam felizes a serem eleitos ou destituídos mas ninguém lhes mexe no salário, nem nos estatutos. Já aos professores...

Pelo menos, por aqui, ninguém teve essa brilhante idéia. Mas acho que deste lado não vingava, há muita variedade de pensamento, já em Portugal, as idéias desse cariz parecem contagiosas como o que se passa em Ionesco-Rhinoceros.

Mesmo que a auto-avaliação seja algo pífio, convenhamos que a avaliação proposta pelo Ministério é risível - pra quem está de fora e não ganha salário de professor, nem está nesse plano de carreira - e deplorável para quem está.

Olha, desculpa muito (como dizem meus alunos gringos) mas não dá para ficar impassível diante disso. Fosse eu médica, tradutora, ou crítica de cinema, quem sabe. (Não resisti à possibilidade da ironia que me veio ao espírito!)

Beijo

Lóri disse...

Adendo: O assunto me move de tal forma que até escrevo bobagens, eu SEI que a RTP1 é uma emissora de televisão! Sorry!