sexta-feira, janeiro 14, 2011

CINEMA: BURLESQUE

BURLESQUE

Este é o típico filme cujo argumento foi escrito com base em aulas de “escrita criativa”, onde se ensina os alunos a escreverem segundo regras que tornam as obras produtos de uma máquina de repetição de estereótipos. Não há a mínima originalidade em “Burlesque”, tudo já foi visto e revisto: Ali (Christina Aguilera), é a rapariguinha que se despede de um perdido bar no Iowa, e se dirige a Los Angeles cheia de vontade de triunfar como bailarina e cantora. Farta-se de andar pelas ruas da cidade dos anjos até esbarrar com o “Burlesque Lounge”, um cabaret dirigido por Tess (Cher). O número que se vê é “Welcome to Burlesque.” Ali tem o seu destino traçado, com aquelas peripécias do costume de permeio, ciúmes de rivais, dificuldades económicas da patroa, o capitalista que quer comprar o local para ali fazer erguer um arranha-céus, um barman com namorada em Nova Iorque que se apaixona por Ali, hetero e homossexualidade a contento de todos.
Nada que não se tivesse já visto centenas de vezes e muito melhor. Mas, felizmente, temos Cher e Christina Aguilera. Temos? Felizmente? Christina Aguilera parece uma barbie de plástico, que tem uma boa voz, mas a quem disseram que podia ser cantora e actriz. Puro engano. Cher é uma querida, com quem simpatizava muito, mas que depois de umas (quantas?) operações plásticas quase não consegue abrir a boca. No cômputo geral há uma boa personagem, Vince (interpretada pelo excelente Peter Gallagher, que aqui constrói a enésima figura de mesmo tipo da sua filmografia).
Nada a salvar neste “musical”? Uma certa vitalidade na coreografia de alguns números que aqui e ali se conseguem ver com relativo agrado, sobretudo os que decorrem no palco do “Burlesque Lounge”, com excepção de duas pepineiras insuportáveis, judiciosamente divididas pelas duas protagonistas: uma em que Aguilera aparece decorada como árvore de Natal e uma outra, muito “dramática” de Cher.
Para os amantes do “musical”, uma desilusão. Para os cinéfilos, a evitar.

BURLESQUE
Título original: Burlesque
Realização: Steve Antin (EUA, 2010); Argumento: Steve Antin; Produção: Bojan Bazelli, Dana Belcastro, Stacy Cramer, Donald De Line, Glenn S. Gainor, Dave Goldberg, Risa Shapiro; Música: Christophe Beck; Fotografia (cor): Bojan Bazelli; Montagem: Virginia Katz; Design de produção: Jon Gary Steele; Direcção artística: Chris Cornwell; Decoração: Dena Roth; Guarda-roupa: Michael Kaplan; Maquilhagem: Martin Samuel, Cindy J. Williams; Direcção de Produção: Buddy Enright; Assistentes de realização: Rosemary C. Cremona, Geoffrey Hansen; Departamento de arte: David Elliott, Candice Muriedas, Patte Strong-Lord; Som: David MacMillan, Robert Ulrich, Richard E. Yawn; Efeitos especiais: John Frazier, Tommy Frazier; Efeitos visuais: Raoul Bolognini, Joey Bonander, Sheila Giroux, Rocco Passionino; Companhias de produção: De Line Pictures; Intérpretes: Cher (Tess), Christina Aguilera (Ali), Eric Dane (Marcus), Cam Gigandet (Jack), Julianne Hough (Georgia), Alan Cumming (Alexis), Peter Gallagher (Vince), Kristen Bell (Nikki), Stanley Tucci (Sean), Dianna Agron (Natalie), Glynn Turman (Harold Saint), David Walton, Terrence Jenkins, Chelsea Traille, Tanee McCall, Tyne Stecklein, Paula Van Oppen, Isabella Hofmann, James Brolin, Stephen Lee, Denise Faye, Baldeep Singh, Michael Landes, Wendy Benson-Landes, Tisha French, Katerina Mikailenko, Jay Luchs, Katelynn Tilley, Gwen Van Dam, Catherine Natale, Jonathon Trent, Blair Redford, etc. Duração: 119 minutos; Distribuição em Portugal: Columbia TriStar Warner Filmes de Portugal; Classificação etária: M/ 12 anos; Estreia em Portugal: 30 de Dezembro de 2010.

3 comentários:

Anónimo disse...

O filme está excelente, para os amantes de musicais, VÃO VER OBRIGATORIAMENTE! se calhar este filme já é demasiado para a sua idade.

JB

Lauro António disse...

Não tenha dúvida, meu caro JB (?). Já deixei a idade de gatinhar. Até tenho nome e cara.

V. disse...

excelente? só se for depois de muitos copos JB...