segunda-feira, janeiro 12, 2015

TEATRO: CYRANO DE BERGERAC

CYRANO DE BERGERAC

Edmond Rostand escreveu a peça em 1897. Recuperava em tons românticos a vida aventurosa e amorosa de Cyrano de Bergerac, que foi um pouco de tudo, de poeta a espadachim, de dramaturgo a cientista, filósofo e um valeroso escritor de cartas de amor, apaixonadas, sensíveis, enternecedoras. Não as usava em proveito próprio, porque pensava que ninguém seria capaz de o amar, dada a volumetria do seu nariz, mas escrevia-as e enviava-as em nome de Christian, à amada de ambos, Roxanne. Cyrano privava-se assim do amor da sua bem amada prima, para a oferecer a Christian, seu alter ego em questões amorosas. Esta é uma bela história de amor por interposta pessoa e a peça teatral dela retirada, com raro sentido poético, intrepidez e galanteria, seria alvo de várias encenações ao longo dos tempos. No cinema também não foram poucas as adaptações, sendo as mais célebres a de Jose Ferrer, uma produção de Stanley Kramer, com realização de Michael Gordon (1959) e a de Gerard Depardieu, com direcção do francês Jean-Paul Rappeneau (1990). Será de citar ainda uma comédia norte-americana, assinada por Fred Schepisi em 1987, e que chamava a primeiro plano o objecto da paixão de Cyrano, Roxanne. Os intérpretes eram  Steve Martin e Daryl Hannah. Por Portugal esta peça tem conhecido igualmente várias encenações, a última das quais estreou há dias no Teatro Nacional de D. Maria II. Diga-se desde já que com resultados brilhantes.


Se a peça é excelente, complexa e densa, mas profundamente popular, escrita em saborosos e límpidos versos, que a tradução de Nuno Júdice serve de forma magnífica, e a adaptação de João Maria André conserva, tudo o mais não fica a dever nada ao original. A encenação de João Mota (que deixa agora a direcção do Teatro Nacional de D. Maria II) é modelar em muitos aspectos, jogando com a espectacularidade e o intimismo com acerto. Os cenários de José Manuel Castanheira são sumptuosos e plasticamente muito bonitos, e o guarda-roupa da equipa Storytailors está à altura, com belíssimos figurinos. Muito bons ainda o desenho de luz de P. Graça e desenho de som e sonoplastia de Pedro Costa, Rui Dâmaso e Sérgio Henriques. A música de Pedro Carneiro é inspiradíssima, conjugando bem com a sonoplastia. Finalmente, o elenco vastíssimo, mas de grande homogeneidade, onde imperam dois actores magníficos: Diogo Infante como Cyrano, não ficando em nada atrás dos monstros sagrados que o antecederam a compor a figura, e a belíssima Sara Carinhas, uma doce e empreendedora Roxanne, a que a actriz empresta uma modernidade de tom que surpreende e sabe bem.
Um espectáculo a não perder, que se arrisca a ter casas cheias, mostrando que afinal o teatro “quando é bom” é mesmo bom e o público sabe corresponder. Grande despedida de João Mota do Nacional D. Maria II.



CYRANO DE BERGERAC, de Edmond Rostand; tradução: Nuno Júdice; Adaptação: João Maria André; versão cénica e encenação: João Mota; cenografia: José Manuel Castanheira; figurinos: Storytailors; desenho de luz: P. Graça; música: Pedro Carneiro; desenho de som e sonoplastia: Pedro Costa, Rui Dâmaso, Sérgio Henriques; mestre de esgrima: Miguel de Andrade Gomes; caracterização: Nuno Elias; Cabelos: Helena Vaz Pereira para Griffe Hair Style; Maquilhagem: Carla Pinho; assistentes de encenação: Fábio Vaz (estagiário da ESTC); assistente de cenografia: Luna Rebelo (estagiária); Intérpretes: Diogo Infante, Virgílio Castelo, Sara Carinhas, João Jesus, João Grosso, José Neves, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Maria Amélia Matta, Paula Mora, Alberto Villar, Bernardo Chatillon, Celestino Silva, Frederico Coutinho, Joana Cotrim, Jorge Albuquerque, Lita Pedreira, Luis Geraldo, Marco Paiva, Nídia Roque, Rita Figueiredo, Simon Frankel e Bernardo Souto, José Sotero; produção TNDM II; duração 2h25 (com intervalo); M/12 anos; 

Sem comentários: