sábado, setembro 09, 2006

UM BLOG (POR DIA) PARA VISITAR (23):

"Complexidade e Contradição"

No "Complexidade e Contradição", blog assinado por Lourenço (sem mais), aparece uma simpática referência, que agradeço. Reza assim:
Sexta-feira, Setembro 8

Let's
Há que não deixar passar em claro que o Lauro António tem um
blogue.
lourenço@
10:36

Mas, mais abaixo, neste blog sereno, discreto, de bom gosto e bom senso, ainda que de critica afiada, podia ver-se uma imagem magnifica de um trabalho de Siza Vieira ("Siza, opus n", lhe chama Lourenço), referente a um Pavilhão em Anyang, Coreia do Sul, realizado com a colaboração de Carlos Castanheira e Jun Sung Kim. Não resisti, e como quem rouba uma, rouba 100, aqui a retirei, com a vénia devida, para o meu blog. Um edificio como poucos. Quem me dera algo assim, com esta tranquilidade de horizontes. Para im, um dos mais beos trabalhos de Siza Vieira.

Um pouco mais abaixo ainda, um bom texto que dá o tom do blog e das preocupações do seu autor:

Sexta-feira, Setembro 1
Tabelas

Vital Moreira deixou uma questão interessante: comparar os salários mínimos e médios nos países da UE, para ver se também nessa comparação estamos na cauda da europa. A coisa interessou-me, e dei uma volta por aí. Encontrei esta tabela (Table 3) que faz precisamente essa comparação (deixa alguns estados de fora, incluindo o nosso). Por outro lado, neste relatório da Embaixada Americana aparece referido um valor do salário médio em Portugal, citando a CGTP como fonte. O salário médio ronda os 682€, segundo os comparsas da central sindical. Ou seja, podemos dizer que o salário mínimo em Portugal (374,40€) representa 54,8% do salário médio nacional. Voltemos à tabela inicial. Procuremos, então, algum país com uma percentagem superior a esta. Rapidamente se percebe que estamos à procura do inexistente. A tabela é limitada no seu alcance, pois deixa de fora os países sem salário mínimo (Austria, Alemanha, Itália, e os super-nórdicos todos), mas o facto de entre os páises que foram submetidos a esta análise nenhum apresentar uma relação entre salário mínimo e salário médio tão alta como Portugal, indica que o nosso salário mínimo é alto, e pode ser um factor de desiquilíbrio no mercado de trabalho. Ou significa que o salário médio é baixo. Ou seja, parece que «há um forte argumento para o crescimento do salário mínimo nacional» abaixo «da subida dos salários em geral». Mas eu não percebo nada de economia.
lourenço@
17:42

Sem comentários: